Registro raro: Onça-Parda é registrada em Barra do Piraí

Animal foi filmado por câmara de monitoramento de fauna, e sua presença representa um bom indicador de qualidade ambiental para o município

Barra do Piraí está vivendo um novo momento em sua política ambiental, com grandes avanços em 2025. Uma dessas novidades são as armadilhas fotográficas, câmeras cedidas pelo Governo do Estado para o monitoramento da fauna. Com a utilização desses aparelhos foram registradas imagens de uma onça-parda em área de mata do município, representando um grande indicador de qualidade ambiental. Os registros ocorreram no mês de novembro.

No topo da cadeia alimentar, a onça-parda é um indicativo de que o ecossistema local é saudável o suficiente para sustentar suas presas, como capivaras e pequenos mamíferos, o que significa a preservação da área verde.

Thiago Luiz Guimarães, biólogo da Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade e responsável pelas armadilhas fotográficas, ressaltou o indicador de qualidade ambiental do município e reforçou a importância do pleno cumprimento das leis de proteção à fauna livre.

“É um importante indicador de qualidade ambiental para as políticas do município, exigindo a implementação de estratégias de coexistência entre a fauna silvestre e a população humana. Esse avistamento reforça a importância do cumprimento das leis ambientais existentes, que protegem a fauna silvestre. E, caso a população aviste o animal, entre em contato com a nossa Secretaria”, disse.

Ainda segundo Thiago, “a Secretaria está avançando nesse monitoramento e, no próximo ano, teremos ainda mais registros”.

O secretário municipal do Ambiente e Sustentabilidade, Christopher Taranto, refletiu sobre as imagens do animal e sua relação com a diversidade ambiental do município, destacando que é de responsabilidade de sua pasta fiscalizar a caça predatória e formular políticas públicas de proteção.

“O registro de um animal como esse demonstra que a nossa cidade ainda mantém uma fauna plural, com diversas espécies, algumas ameaçadas de extinção, o que aumenta nossa responsabilidade em fiscalizar a caça predatória e criar políticas públicas de proteção, como estamos fazendo”, apontou Christopher.

Resgate de Animais Silvestres

Com o intuito de estimular a preservação da biodiversidade do município, em 2025 a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade colocou grande foco no resgate de animais silvestres em áreas urbanas. A pasta intensificou os serviços de maneira expressiva, registrando cerca de 100 animais resgatados neste ano.

Esse serviço faz parte de uma reinvenção da política ambiental de Barra do Piraí, que, além da dragagem e do desassoreamento de rios e de outras ações, tem dado grande importância à preservação e ao monitoramento da fauna e da flora do município.

Os resgates são feitos mediante contato pelo número 0800 202 1999, ramal 4105.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Policial condenado a 46 anos por estuprar e matar sobrinho é preso em Angra dos Reis

ter dez 23 , 2025
O policial militar Jeverson Olmiro Lopes Goulart, de 60 anos, foi preso nesta terça-feira (23) em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Ele estava foragido há mais de um mês após ser condenado a 46 anos de prisão por crimes cometidos contra o próprio sobrinho, de […]