Uma operação para coibir irregularidades no consumo de energia identificou furtos de energia em cinco locais na Vila do Abraão, Ilha Grande, na última quinta-feira (26). A ação foi realizada por equipes da Enel Rio, com apoio de policiais da 166ª DP e de um perito criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
Durante a fiscalização, os técnicos constataram ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, em um restaurante, um hostel, uma pousada e em três residências. Os responsáveis pelos estabelecimentos e imóveis foram levados à delegacia e cinco registros de ocorrência foram formalizados.
De acordo com a Enel, além de crime com pena de 1 a 4 anos de reclusão, o furto de energia representa risco à segurança da população e compromete a qualidade do fornecimento de energia elétrica, podendo provocar curtos-circuitos, sobrecarga na rede e quedas de energia.
A concessionária reforça que quem realiza ligações clandestinas também pode ser cobrado pelos valores referentes ao consumo não registrado no período da fraude e orienta que irregularidades podem ser denunciadas de forma anônima pelos canais de atendimento.