A onda de violência que abalou Barra Mansa nos últimos dias – com quatro assassinatos registrados em menos de 48 horas – gerou um clima de tensão e medo entre moradores e comerciantes. O cenário ficou ainda mais caótico nesta segunda-feira (22) com a disseminação, em redes sociais e aplicativos de mensagens, de informações sobre um suposto “toque de recolher” no município.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL. ACESSE NOSSO CANAL NO WHATSAPP CLICANDO AQUI
A notícia, que não teve confirmação oficial, levou muitas lojas, especialmente em bairros da região Leste como Nove de Abril e Boa Vista II, a fecharem as portas antes do horário normal. Há ainda informações de que escolas teriam liberado alunos mais cedo. O clima de pânico foi reforçado por áudios e textos compartilhados sem checagem, que falavam em novos ataques e ameaças de criminosos.
O comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, coronel Moisés Pinheiro Sardenberg, desmentiu os boatos e alertou para os efeitos nocivos das informações falsas. “Há uma instabilidade real na cidade, mas é importante frisar que muitas informações que circulam nas redes não são verdadeiras. Isso gera ainda mais pânico. Estamos reforçando o policiamento e recebendo apoio de outros batalhões, inclusive com blindados, para garantir a estabilidade em Barra Mansa”, disse.
OUÇA A RÁDIO PONTO – 24 HORAS NO AR CLICANDO AQUI
Sardenberg enfatizou que os moradores devem buscar informações em canais oficiais antes de compartilhar conteúdos em grupos de mensagens. “Quando surgem áudios ou textos dizendo que haverá toque de recolher, isso gera medo difuso. A população precisa se informar pelas fontes corretas”, afirmou.
Para lidar com a escalada da violência, o comando da PM suspendeu folgas e colocou todo o efetivo em prontidão, articulando ações com a prefeitura e a ordem pública. “Pode não ser possível prometer tranquilidade imediata, mas podemos prometer trabalho”, destacou o coronel.
A tensão em Barra Mansa reflete um contexto mais amplo de violência na região Sul Fluminense, com registros recentes de assassinatos em Barra do Piraí, Resende e Piraí. Apesar do momento delicado, a Polícia Militar garante que atua para conter os confrontos e devolver segurança à população.
Em nota, por meio da Secretaria de Ordem Pública, Prefeitura de Barra Mansa informou que o horário nas escolas do município não sofreu alteração. A Pasta ainda informou que o policiamento foi reforçado na localidade em questão.