Começa nesta quinta a primeira fase da matrícula 2023 para a rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro abre nesta quinta-feira (dia 17) o período da 1ª fase de matrículas para escolas da rede estadual. São mais de 1,2 mil unidades de ensino com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

A 1ª fase de matrícula vai atender alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. O prazo das inscrições vai até o dia 9 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter 3 (três) opções na combinação de escola/curso/série/turno.

A Seeduc-RJ esclarece que a 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente e nesta ordem:

1 – preferência à pessoa com deficiência; 
2 – preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
3 – permanência na Rede Pública de Ensino;
4 – proximidade da residência; 
5 – em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

No dia 22 de dezembro, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 3 a 12 de janeiro de 2023 e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Divulgação

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Rio+Saneamento abre inscrições para Programa de Estágio

qui nov 17 , 2022
A Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil, está com vagas abertas para o Programa de Estágio. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e devem ser feitas pelo site: trabalheconosco.vagas.com.br/estagio-rio-mais. A empresa é responsável pelos serviços de saneamento básico de 18 municípios do estado do Rio. Há […]