Projeto que beneficia Jongo de Pinheiral é aprovado no Novo PAC

A Prefeitura de Pinheiral foi selecionada no edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que beneficiará o Jongo de Pinheiral para a elaboração do Projeto Executivo das Obras de construção do “Parque Temático da história do negro e sua contribuição na formação do Vale do Café”. A cidade está entre as seis do Estado do Rio de Janeiro e a única da região Sul Fluminense com projeto aprovado do novo PAC. O anúncio foi feito na quinta-feira, 07, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

O projeto do Parque prevê a construção, nas ruínas da antiga Fazenda São José dos Pinheiros do Museu do Jongo, Escola de Jongo, Centro de visitação, Biblioteca afro e Restaurante étnico local.

Pinheiral possui um grupo que é formado por moradores que mantém viva esta expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiros, berço histórico do município.

No ano passado, a Prefeitura de Pinheiral promoveu o II Encontro de Jongos do Vale do Café, ocasião que marcou o lançamento do álbum Jongo do Vale do Café e reuniu cinco quilombos centenários e participação de mais de 300 artistas quilombolas.

As obras serão realizadas na localidade onde antepassados dos atuais líderes do Jongo do Vale do Café e mais de três mil pessoas foram escravizadas e trazidas à força de Angola.

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto é para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais. Com o Novo PAC, o Governo Federal deverá investir R$ 23 bilhões em obras e equipamentos em 3.270 municípios de todo o Brasil.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, enfatizou a alegria ao receber a notícia de que a cidade foi contemplada para receber o novo PAC, destacando que essa seleção representa um marco significativo para o município.

– Essa conquista é motivo de alegria e expressa nossa profunda gratidão ao Governo Lula e ao Ministério da Cultura. Este é um passo fundamental na promoção da inclusão, do entendimento e do fortalecimento da identidade afro-brasileira, evidenciando o compromisso com a preservação da memória e a valorização das contribuições históricas dessa comunidade- disse o prefeito.

A secretária municipal de Cultura, Aline Gouvêa,  destacou que o investimento vai fortalecer ainda mais a cultura da cidade e reconheceu o  comprometimento da atual gestão em valorizar e preservar o patrimônio histórico de Pinheiral.

– Parabenizo todo o trabalho do Jongo de Pinheiral que é reconhecido não apenas pelos pinheiralenses, mas, em todo o estado. Sermos selecionados no programa de investimento do Governo Federal representa que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Desde o primeiro mandato do prefeito Ednardo Barbosa, temos trabalhado para manter viva a história e tradição do jongo em nossa cidade. Agradeço a minha equipe por sempre lutar junto comigo para que a manifestação cultural seja expandida outras regiões. Viva o jongo e o Vale do Café- falou a secretária.

Marcos André, gestor de projetos e coordenador técnico do projeto selecionado falou um pouco sobre as obras que serão iniciadas na localidade.

– Pinheiral foi selecionado graças ao trabalho de décadas de um grupo de mulheres negras, as Mestras do Jongo de Pinheiral. É uma enorme alegria divulgar essa notícia no Dia das Mulheres. Será construído o novo Circuito Afro do Vale do Café que trará reconhecimento, melhoria de qualidade de vida para o povo preto da região e sustentabilidade para os projeto sociais e culturais envolvendo todas as comunidades tradicionais negras centenárias da região- pontuou Marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Volta Redonda: corpo é encontrado no Rio Paraiba do Sul

sáb mar 9 , 2024
Na tarde desta sexta-feira, 8, uma guarnição do Corpo de Bombeiros retirou o corpo de um homem das águas do Rio Paraíba do Sul. Ele foi identificado como Davi Ribeiro Pires, de 44 anos. O corpo foi encontrado na altura da Comunidade Evangélica Projeto Vida, no bairro Vila Mury. Davi […]