Resende: Retomada de eventos marca calendário cultural de 2022

O ano de 2022 foi marcado pela possibilidade do retorno dos eventos, em consequência do avanço da vacinação contra a Covid-19. Um marco para a população Sul Fluminense foi a volta da Exapicor, maior festa da região, que teve 12 dias de festa, com shows de artistas influentes no cenário nacional como Zé Neto e Cristiano, Wesley Safadão, Barões da Pisadinha, Belo, entre outros de grandes sucessos. 

O evento contou ainda com uma super estrutura preparada pela Prefeitura de Resende com feira de artesanato de expositores locais, praça de alimentação, parque de diversão com roda gigante e a montanha russa vinda diretamente do Rock in Rio. 

Outra tradição que retornou ao calendário festivo foi a Festa do Pinhão, que acontece em Visconde de Mauá e movimenta a gastronomia local. Acrescendo ainda aos retornos após dois anos, tem ainda a Semana do Nordestino, que aconteceu em sua quarta edição. A festa é uma forma de homenagear uma das culturas mais diversificadas do país. Dentre as atrações estavam quadrilha, tributo às músicas da região e show do cantor Frank Aguiar. 

Adicionado à listagem de homenagens, a Prefeitura de Resende realizou a segunda edição da Semana Municipal de Valorização da Grande Alegria, com atrações gratuitas e serviços à população. 

O calendário cultural de Resende foi bem extenso, possibilitando ainda a execução do 49º Salão da Primavera, da Feira da Roça no distrito da Vila da Fumaça, 3º Recital Solidário, Salão das Artes Agulhas Negras e Festival Canta Estudante. Ademais, o Porão das Artes foi criado e passou a oferecer atividades de teatro, música e dança. 

Ainda dentro das ações que a Prefeitura de Resende realizou na área cultural, em novembro, foi inaugurada uma estátua em tamanho real em homenagem ao historiador Claudionor Rosa, um dos nomes mais importantes da cultura da cidade. A obra foi criada pelo artista plástico Samuel Costa e pode ser visitada na Praça do Centenário. 

Dentre as estreias, a Cultura realizou ainda o Circuito Teatral de Resende, os festivais Canto das Agulhas, de Samba e Pagode, MaratonArte e o Rock no Parque, que proporcionaram ao resendense muitos momentos de lazer e diversão, misturando literatura, cultura, lazer, música e diversão. 

“A pandemia nos trouxe uma imposição em que um dos setores mais prejudicados economicamente foi o cultural, quando todos os shows e encontros que provocassem aglomeração precisaram ser suspensos. Porém, mediante o avanço da vacinação e o alto número populacional vacinado, conseguimos retornar com a agenda cultural da maneira como gostaríamos, possibilitando, ainda, a criação de novos eventos. E foi assim que a Casa da Cultura Macedo Miranda o fez. Criamos novos eventos, premiações e homenagens para valorizar o que há de mais valioso em nossa cidade: o munícipe”, finalizou Diogo Balieiro Diniz, prefeito de Resende.

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

<strong>Natal Premiado: CDL Barra Mansa realiza último sorteio e encerra campanha de sucesso no comércio</strong>

qua dez 28 , 2022
Embalado pelo som de Julinho Marassi e Gutemberg, o último sorteio da campanha Natal Premiado da CDL Barra Mansa foi um sucesso e atraiu dezenas de pessoas para a Praça da Liberdade na noite de terça-feira (dia 27). O evento marcou o fim da ação promovida pela entidade e que […]