Volta Redonda promove evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Programação, que começa nesta quarta-feira, dia 8, conta com documentário, roda de conversa, apresentação de dança e exposição de arte

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove nesta quarta-feira, dia 8, o evento “Marielles e Carolinas: Pensando Juntas o Futuro”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação inclui documentário, roda de conversa, apresentação de dança e exposição de arte. As atividades gratuitas, em parceria com o Instituto Marielle Franco, vão acontecer no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília.

A coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Renata Ferreira, explicou que o objetivo do evento é reunir mulheres de todas as etnias para um evento que fala sobre duas mulheres pretas com protagonismo: Marielle Franco e Carolina Maria de Jesus.

“Convidamos todas as mulheres para pensarmos, juntas, um futuro melhor. Todo o cronograma foi pensado para acolher a todas, principalmente as mulheres negras”, disse Renata.

Marielle Franco foi vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, sendo assassinada em março de 2018. Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Programação:

8/3, às 19h
Cine Zumbi Especial, com o documentário “Carolina de Jesus” da Lascene Produções;

14/3, às 19h
Roda de Conversa com Mulheres Negras;

21/3, às 14h
Celebração das religiões de matriz africana com a coreografia Balé dos Orixás. Projeto Cultural Folha Grande da Casa de Santo Inzo Unsaba ILonene, com bate papo sobre a temática apresentada.

Obs. Durante os três dias de evento, acontecerá uma exposição de arte das professoras do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho (IEPMM).

Foto de arquivo/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Terreiros de Santo Amaro se unem contra o racismo religioso

seg mar 6 , 2023
No ano seguinte à promulgação da Lei Áurea, que acabou com a escravidão legal no Brasil, em 1889, João de Obá organizou uma celebração em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano: o Bembé do Mercado. A festa reuniu os pescadores e os terreiros de candomblé para denunciar, no dia 13 de […]