Plantas emitem sons quando estão ‘estressadas’

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que as plantas são capazes de emitir ruídos quando submetidas aágua ou o corte dos caules.


A pesquisa foi publicada na revista científica Cell. A equipe de cientistas gravou sons produzidos em tomate e tabacode terem sido captados pelos instrumentos de medição usados pelos pesquisadores, os sons não são audíveis para os sAs principais descobertas do estudo são: as plantas emitem cliques e estalos na faixa de 40 a 80 quilohertz (o ouvido faixa próximados 20kHz); os ruídos puderam ser captados a uma distância de 5 metros; as plantas que tiveram os caemitiram mais “barulho” e em maior velocidade.
Quando estão bem, elas produzem menos de um som por hora. Quando se encontram estressadas emitem muito maisPara conseguir esse resultado, os cientistas treinaram um algoritmo de inteligência artificial que identifica a planta e ruído apresentado.
Os sons são emitidos com maior frequência após dois dias sem água, atingindo o pico no quinto ou sexto dia e só dimAinda não se sabe como eles são produzidos mas os cientistas suspeitam de um processo chamado cavitação, onde asdesidratadas se quebram, gerando bolhas de ar.
A descoberta pode ser útil para tornar a irrigação mais eficiente. Com o uso de microfones e sensores será possível deprecisando de mais água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Ministério do Turismo certifica Barra Mansa no novo mapa do setor

sex mar 31 , 2023
Reconhecimento é importante para o direcionamento de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setorO município de Barra Mansa tem se destacado quando o assunto é turismo. A cidade está na presidência da Instância de Governança Regional Vale do Café (IGR-CitVale) e recebeu nesta semana o certificado […]