CSN é multada em cerca de R$ 2 milhões

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) multou a CSN em R$ 2 milhões por não comunicar o encalhe do navio graneleiro True Conrad, de bandeira da Libéria, na Baía de Sepetiba, em Itacuruçá. A embarcação estava a serviço da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e transportava minério de ferro para Singapura. As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal G1.

Segundo o Inea, o acidente ocorreu próximo ao Porto de Itaguaí, quando o navio perdeu o leme ao sair do canal de acesso, colidindo com o talude e danificando parte do casco. Após ser rebocado, o navio encontra-se fundeado para reparos.

A Marinha abriu um inquérito para investigar o incidente e determinar as causas e responsabilidades. A embarcação sofreu uma avaria no tanque de lastro, mas não há risco de vazamento de óleo ou combustível, segundo informações da Capitania dos Portos.

O Inea notificou a CSN e solicitou esclarecimentos adicionais sobre a embarcação. A empresa alega que o navio está sob responsabilidade da empresa contratante da carga e que a Marinha não identificou indícios de poluição hídrica.

A Prefeitura de Angra dos Reis e a Prefeitura de Mangaratiba negam a presença do navio em seus territórios. O Inea enviará uma equipe para realizar uma vistoria conjunta com a Capitania dos Portos e acompanhar a situação.

A multa aplicada pelo Inea evidencia a falta de comunicação por parte da CSN e ressalta a importância de notificar prontamente as autoridades competentes em casos de acidentes ambientais. As investigações e inspeções em andamento serão essenciais para esclarecer o ocorrido e tomar as medidas necessárias para prevenir danos ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Fake news sobre vacinas disseminam temor entre famílias, diz pesquisa 

sáb maio 20 , 2023
Medo de possíveis efeitos adversos e falta de confiança nas vacinas são os principais motivos que levam pais e responsáveis a negligenciar a vacinação de crianças e adolescentes. É o que demonstra pesquisa apresentada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Instituto Questão de Ciência. Outras alegações comumente ouvidas em consultórios […]