Barra Mansa reforça abordagem junto à população em situação de rua

Chegada do frio tem preocupado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

Com a proximidade do período mais frio do ano, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está reforçando o trabalho de acolhimento e orientação para quem mais precisa.  As ações em prol da população em situação de rua são realizadas através do Centro POP e do Abrigo Municipal, em parceria com da Secretaria de Saúde (com o projeto Consultório na Rua).
O gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Alexandre Martins Monteiro, detalhou a dinâmica do trabalho. “Nós realizamos abordagens diárias e, no período da noite, é quando conseguimos localizar a maior parte dessas pessoas. Quando as encontramos, nós verificamos a situação de cada um deles e os convidamos para o Centro Pop e para o Abrigo Municipal, onde oferecemos serviços especializados. É claro que nem todos aceitam ir para os dois dispositivos, mas quando isso acontece nós os monitoramos”, disse.
O coordenador do Centro POP, Thiago Gomes Felix, explicou como funciona o trabalho. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar. Nosso objetivo é entender o que esse indivíduo está passando, ver se ele é um frequentador do Centro Pop e, através dessas abordagens, montar um planejamento com o objetivo re reinseri-lo em suas famílias e sociedade, ou seja, tira-lo desse estado de vulnerabilidade”, pontuou Thiago.
Um homem de 47 anos, atendido em uma noite de abordagem, elogiou e agradeceu o atendimento recebido por toda a equipe da Assistência Social e da Santa Casa, durante o período que ficou internado.
– Não sou uma pessoa de ficar agradando os outros. Eu gosto de falar a verdade, então, ressalto que a administração do Centro Pop está de parabéns. A Assistência Social nos direciona e nos atende da melhor forma, ajudam até na busca de emprego, fazendo currículos. Barra Mansa é uma cidade muito acolhedora. Recentemente estive internado na Santa Casa, fui muito bem tratado por todos os médicos e enfermeiros, são todos muito humanos. Só tenho que agradecer o trabalho de todos que me atendem, tanto na Assistência, quanto na saúde – disse.
O secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe. “A abordagem junto à população em situação de rua é um dos serviços mais valorosos que nós temos, pois contribui diretamente para devolver a dignidade dos cidadãos. O nosso papel aqui é dar visibilidade, referência e reinseri-los na sociedade. Para isso, nós iniciamos oferecendo abrigo, alimentação e tratamento especializado. Somos muito orgulhosos de já ter colhido bons frutos deste trabalho, restabelecendo a vida de muitas pessoas com emprego e as reconectando com suas famílias”, disse Fanuel.

Trabalho do Centro POP e do Abrigo Municipal
No Centro POP, mais de 80% do público atendido é composto por homens e, caso a população tenha interesse em doar roupas para a estação mais fria, pode se dirigir à unidade, que se situa na Rua Oscar da Silva Marins, nº 52, no Centro. O telefone para outras informações é (24) 3020-0272.
Após triagem realizada pelo Centro POP, os moradores são encaminhados para o Abrigo Municipal Mário Pinguilim, onde recebem alimentação e roupas, além de terem acesso à higiene e receberem atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dependendo de cada caso. O Abrigo Municipal fica localizado na Rua São Vicente de Paula, n° 508, no bairro Siderlândia. Outras informações podem obtidas pelo telefone (24) 99844-0095.

Fotos: Felipe Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Homem é preso por tentativa de homicídio em Barra do Piraí

ter maio 23 , 2023
A vítima foi esfaqueada ao fim de uma festa; a polícia ainda procura outros três envolvidos no crime Uma operação conjunta entre policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) e agentes do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizada no último sábado, dia 20, resultou na prisão de um […]