Rodrigo Drable: “Sou responsável. Não vendo ilusão e não início projeto que não tenha capacidade financeira de tocar” 

Em uma análise política profunda, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que se prepara para encerrar dois mandatos consecutivos, detalhou os avanços marcantes ao longo de sete anos à frente da prefeitura. Além de destacar conquistas na saúde, educação e infraestrutura, Drable abordou o enfrentamento de desafios, como a readequação ferroviária e a pandemia.  

Em relação ao cenário político local, o prefeito oficializou seu apoio à pré-candidatura do secretário de Governo, Luiz Furlani, destacando a importância da continuidade dos projetos. O “Prefeito na Minha Casa” foi discutido como uma estratégia para estreitar laços com a comunidade, enquanto a reabertura do Restaurante do Povo é planejada com suporte financeiro do governo estadual.  

No último ano de mandato, Drable delineou metas, como a conclusão de obras estratégicas e a consolidação de projetos, visando deixar um legado significativo para Barra Mansa. Confira:  

Jornal Ponto: Prefeito Rodrigo Drable, faça um balanço dos principais avanços conquistados nesses sete anos à frente da prefeitura de Barra Mansa?  

Rodrigo Drable: Superamos com destaque a Febre Amarela em 2018 e depois a Covid-19. Nossa saúde era a 84ª do Estado e agora no dia 8 de dezembro recebo o prêmio em Brasília pela melhor Saúde do estado do Rio, com o maior serviço cardíaco. Já o oncológico só perdemos em quantidade de atendimento para o Inca e inauguramos uma linda clínica de hemodiálise, além de termos viabilizado a transformação da Santa Casa. Somos a cidade com mais escolas em período integral, tripliquei número de creches e estamos concluindo o maior condomínio industrial do Estado, que vai gerar milhares de empregos. Somos a cidade número 1 em tratamento de destinação de resíduos e umas primeiras em reflorestamento da mata Atlântica. Na Cultura fomos a referência na implementação de todos os projetos nacionais para os artistas. Asfaltamos centenas de ruas, recuperamos redes de abastecimento, de drenagem e reformamos as estações de tratamento de água. O pátio de manobras de sonho se tornou uma realidade em fase final. O mais importante: haviam destruído a credibilidade da cidade, de todas as maneiras, e conseguimos mudar isso! 

Tirar do papel o Pátio de Manobras pode ser considerado o grande feito de sua gestão até aqui? Gostaria de acrescentar algum outro? 

A cidade que nos foi entregue, com a saúde parada, postos fechados, pessoas morrendo sem atendimento. Aquilo era um desastre. Você consegue imaginar se a Covid-19 tivesse sido com o prefeito anterior a mim? Digo que a maior conquista foi salvarmos as vidas durante momentos difíceis. 

Quais as chances de a obra do Pátio de Manobras ser concluída até o final de 2024? 

A readequação ferroviária não vai acabar nunca. Com a conclusão do viaduto da Bárbara, que está sendo corrigido por falha na execução há anos, as principais intervenções estarão chegando ao fim. Mas vou lutar pela criação de um mergulhão no centro da cidade, que vai dar fluidez de verdade na área mais complexa, que é na Rua Duque de Caxias. Isso vou continuar fazendo, mesmo quando deixar de ser prefeito. 

O senhor oficializou o apoio à pré-candidatura do seu atual secretário de Governo, Luiz Furlani. O que o motivou a tomar essa decisão? 

Administrar a cidade não é uma aventura que pode ser feita por pessoas que votamos por “gostar”, tem que ser alguém que tenha se dedicado a conhecer a máquina e reúna conhecimento e condições de tocá-la. Furlani se preparou para isso. E quero que os projetos em andamento sejam concluídos. Não dá para colocar gente que vai parar tudo por rivalidade. 

A sua gestão lançou o projeto ‘Prefeito na Minha Casa’, visitando moradores de diferentes bairros. Como essa iniciativa tem contribuído para estreitar os laços com a comunidade? 

O objetivo é ouvir as demandas urgentes e resolver uma a uma. Atendo entre 40 e 50 pessoas por vez, e nosso prazo é resolver os problemas dentro de uma semana, para ir para outro bairro. Óbvio que problemas de estrutura levam mais tempo, mas 90% a gente resolve dentro dos sete dias. 

O Restaurante do Povo (Popular) tem previsão de reabertura? Quais serão as novidades deste importante equipamento para a população? 

A unidade, que estava fechada desde 2015, vai voltar a funcionar oferecendo diariamente três mil refeições, entre cafés da manhã, almoços e jantares. Houve uma grande dedicação para a reforma e modernização do espaço. Tem muita gente que trabalha, mas não tem condição de comer no centro da cidade. Isso é um fato da realidade econômica do nosso país. Foi uma obra a qual nos dedicamos para que fosse feita. O governador está fazendo um suporte financeiro suficiente para que o restaurante funcione aproximadamente por um ano e meio. Isso nos dá segurança de que o local não vai parar de funcionar, como houve no passado. 

O TCE-RJ emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas de 2022 de sua gestão. Pode compartilhar conosco as principais ações que contribuíram para esse resultado positivo e como pretende manter a transparência nas contas municipais? 

Sou responsável. Não vendo ilusão e não início projeto que não tenha capacidade financeira de tocar. Peguei salários, férias e 13º atrasados. Mudei essa realidade. Fornecedor e prestador de serviço recebem em dia. Prestação de contas de tudo está na internet. Até o almoxarifado é público e pode ser conferido. O divertido é ver essa oposição espalhar que as contas estavam rejeitadas e que era para o “povo lotar a Câmara na votação”. Eu me divirto com isso. Eles podem ir lá lotar a Câmara para ver que mais uma vez minhas contas foram aprovadas. 

Quais são as principais metas e projetos que pretende priorizar em seu último ano de mandato, visando deixar um legado significativo para Barra Mansa? 

Legado significativo é ter a melhor saúde, escolas em horário integral, salário de funcionário em dia, pátio de manobras, condomínio industrial, creches, asfalto, a obra do Rio Barra Mansa para acabar com as enchentes, Restaurante do Povo, e mais um monte de coisas que não são apenas de último ano. É reconstrução de uma cidade que foi destruída, e que agora está avançando. 

Sobre seu futuro, pretende divulgar uma vaga na Alerj ou na Câmara dos Deputados? Pela relação que tem com o governador Cláudio Castro, receber algum convite para assumir um cargo no Estado é uma possibilidade? 

Construí um projeto político ainda garoto. Pretendo disputar várias eleições. Mas a prioridade é termos um prefeito que continue com os projetos de desenvolvimento da cidade. A relação com Castro é de amizade, além da política. Não foi feito o convite, mas, se for feito, vou considerar uma honra. 

Deixe uma mensagem de Natal e final de ano para a população barramansense. 

2023 foi o ano em que recebemos prêmios nacionais na Saúde e na Educação. Espero avançar ainda mais em 2024! Além de entregar o Condomínio Industrial cheio de empresas e o Pátio de Manobras concluído! Barra Mansa não pode parar, estamos no rumo certo! Um ótimo Natal e um 2024 de vitórias pra todos nós! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

23 motos envolvidas nos 'rolezinhos' são apreendidas em Volta Redonda

seg dez 25 , 2023
Forças de segurança montaram bases em diversos bairros da cidade buscando coibir a prática com veículos barulhentos, que geram transtornos e infrações de trânsito A Guarda Municipal de Volta Redonda e a Polícia Militar realizaram operações e apreenderam entre a noite de domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25) […]