Opinião: Loteado, Rio pode virar Equador

*Marcos Espínola

As declarações do Prefeito do Rio, afirmando que o crime organizado está extorquindo uma empreiteira responsável pelas obras do Parque Piedade, que está sendo construído na Zona Norte da cidade, surpreende de um lado, mas por outro em nada traz novidade. O avanço do narcotráfico em vários segmentos da sociedade e, particularmente, em todos os municípios do Rio de Janeiro é notório, perigoso e sem uma repressão à altura de sua ousadia.

A declaração de uma autoridade admitindo esse desatino é novidade e acende não a luz amarela, mas a vermelha, estando claro que a criminalidade está ultrapassando todos os limites, fincando um poder paralelo que não só ameaça, mas intimida e acua o poder constituído. E este, tem que, o quanto antes, responder de forma enérgica, deixando claro que vivemos numa sociedade com leis, autoridades e polícias para a garantia da ordem. Ter conhecimento disso sem que nada seja feito é assustador, além de gerar extrema frustração e insegurança para milhões de cidadãos que pagam seus impostos e contam com as garantias constitucionais.

Essa inércia ou, no mínimo, lentidão em reagir é que tornou o Rio um campo fértil para o poder paralelo que ocupa o vácuo deixado pelo Estado. Essa movimentação já vem de décadas, na qual poderes não oficiais passam a oferecer “suposta” garantia de serviços e proteção ao cidadão e/ou determinada região desassistida. Assim, milhares de famílias vivem na dependência de uma cobrança de internet, gás e tantas outras taxas impostas de forma violenta. Quem não aceita é punido, muitas vezes com a própria vida.

Esse cidadão acaba sendo prejudicado duas vezes, ou seja, sente na pele a falta dos serviços do Estado e, também, a tensão de indivíduos que visam o lucro financeiro e pregam o terror sob o argumento de oferecer qualidade de vida.

A Segurança pública está perdendo espaço no Rio, pois aonde falta o Estado vem alguém e ocupa. Essa ausência engloba não só a segurança, mas a oferta de educação de qualidade, saúde e assistência social como um todo, sendo uma porta de entrada para as facções criminosas. Um Cidade segura traz investimento e proporciona lazer e liberdade para os seus cidadãos. Sem segurança as empresas debandam e o que somatizamos são prejuízos.

Praticamente a Cidade Maravilhosa, hoje, está loteada por facções criminosas e se não acontecer um combate efetivo e de forma integrada, com união, estado e município, nos tornaremos um Equador, país que está imerso em um “estado de guerra”, no qual o poder do narcotráfico impôs um clima de pânico e violência.

Sem segurança pública a população não tem liberdade e será escravizada pelo narcotráfico.

*Advogado criminalista e especialista em segurança pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Carro furtado em Angra é recuperado em Volta Redonda com auxílio de câmeras

sex jan 19 , 2024
Equipamentos de monitoramento da Prefeitura ajudaram policiais militares a prender suspeito no bairro Retiro Câmeras da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop-VR) mais uma vez auxiliaram policiais militares na resolução de um crime. Nesta quinta-feira (18), um carro que havia sido furtado na noite anterior em Angra […]