Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras e plantio de mudas 

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda – AEVR, realizou na última quarta-feira, dia 05, em sua sede na Vila Santa Cecília, um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano completa 52 anos desde que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU (mais detalhes no final do texto). 

De acordo com a presidente da entidade, Laura Jane Lopes Barbosa, o objetivo do evento foi sensibilizar e dialogar com empresas, governos, universidades e com a sociedade civil sobre os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente: 

‘Estamos vivendo um momento crucial no planeta onde precisamos urgentemente debater os rumos de nossas ações relativas ao impacto que isso tem no meio ambiente, vide casos como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, por exemplo. Precisamos construir urgentemente planos de ação para mitigar os impactos gerados por ações humanas negativas sobre o ambiente’, destacou Laura Jane que foi a responsável pela abertura da atividade. Ela também enfatizou a importância do ex-presidente da AEVR para a realização do evento: 

‘Quero agradecer de público o empenho e dedicação do Carlos Alberto. Devemos todo o sucesso dessa ação a ele’, registrou. Em seguida foi realizado um minuto de silêncio em respeito às vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. 

O evento contou também com uma série de palestras. A primeira foi com o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Volta Redonda), Anderson Silva de Azevedo, sobre ações para controle ambiental no município. Em seguida o engenheiro Marcelo Osawa, gerente da Enfil Sistemas de Controle Ambiental, falou sobre sistemas e equipamentos de redução e controle de poluição atmosférica. 

A noite ainda contou o com a presença do Coordenador do curso de Pós-graduação Ambiental da UFF/EEIMVR, Gilmar Clemente da Silva, e com a coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental do UNIFOA, Samantha Grisol da Cruz Nobre, ambos falando sobre estudos e projetos para controle de poluição – a visão e trabalho da Universidade. 

Mais tarde foi feita uma homenagem póstuma ao professor engenheiro Amarildo Ferraz, ex-Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da UNIFOA (que morreu em novembro do ano passado), com uma entrega de placa de agradecimento à família. 

O evento contou com o plantio de mudas de árvores em homenagem ao dia do Meio Ambiente e gerações futuras. Fernando Kvieska (assessor especial da AEVR), Geraldo Antônio Vida (diretor da AEVR), Márcio Lins (conselheiro da AEVR), Carlos Alberto (ex-presidente da AEVR), Rodolfo Sandoval (CEO da SERTRAS Gestão de Fornecedores), além de Samantha Grisol, Anderson Azevedo, Gilmar Clemente e Marcelo Ozawa participaram da cerimônia de plantio: 

‘o plantio dessas mudas representa o que nós queremos para as gerações futuras. Um ambiente ecologicamente equilibrado e sadio’, finalizou Laura Jane. 

Origem da data 

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia em homenagem à Conferência de Estocolmo, que aconteceu entre 05 e 16 de junho de 1972. Esse dia é dedicado para debates que envolvam problemáticas ambientais e soluções para a preservação da natureza, por meio de práticas sustentáveis, buscando uma convivência harmoniosa entre sociedade e natureza. 

A primeira semana de junho foi definida, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, como a Semana Nacional de Meio Ambiente. O período busca celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 05 de junho. É uma semana para nos sensibilizarmos e dialogarmos sobre os impactos que atingem o meio ambiente e construirmos planos de ação para mitigar os impactos gerados por ações humanas negativas. 

A data tem como objetivo destacar a importância do Meio Ambiente na competitividade das empresas e organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países. 

Neste dia as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais seus colaboradores na promoção do Meio Ambiente. É uma oportunidade para se falar do assunto e de se encontrar novas formas de o promover. Esse é um dos propósitos da existência da AEVR. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Patrulha Escolar de Volta Redonda recolhe moto irregular e recupera celular furtado

ter jun 11 , 2024
No Jardim Paraíba, motocicleta tinha itens obrigatórios de segurança inoperantes ou com defeito, além de lacre da placa rompido. Furto de telefone aconteceu em colégio estadual, no bairro São Cristõvão Guardas municipais da Patrulha Escolar de Volta Redonda, em apoio à Patrulha Escolar da Polícia Militar, removeram nesta terça-feira (11), […]