Guarda Municipal de Quatis dá passo inédito e investe em treinamento de cães para segurança e terapias

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Quatis participaram de um curso de formação especializada em condução de cães de polícia, promovido pela Guarda Civil Municipal de Petrópolis (RJ). O Projeto K9, como é conhecida a iniciativa, tem como objetivo formar agentes para a condução de cães na execução de serviços de ordem e segurança pública. Recentemente, o curso, que aconteceu na cidade de Petrópolis, teve sua primeira etapa concluída. Na ocasião, os guardas Maia e Rabello estiveram participando da capacitação, representando a corporação de Quatis.

Durante cinco dias de curso, os agentes contaram com uma série de ensinamentos práticos e teóricos em diversos temas, como legislação sobre a utilização de cães na segurança pública, medicação, cuidados veterinários e primeiros socorros, técnicas de abordagem e condução de cães, procedimentos em abordagens dos animais em ônibus e veículos, controle de distúrbios civis com cães, além de treinamentos práticos com situações e casos simulados. No último dia da capacitação, os agentes ainda receberam as manicacas de Condutores de Cães. A entrega foi acompanhada pelo secretário de Ordem Urbana de Quatis, Luiz Carlos Neto, o Lula, ao lado de agentes da Guarda Municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Urbana (SMOU), o curso marca um novo passo da Guarda Civil Municipal de Quatis na garantia da ordem pública. De acordo com a equipe, a corporação dará início à construção do primeiro projeto de trabalho com cães na cidade. Nesta primeira fase, o objetivo será implantar atividades de cinoterapia, uma espécie de terapia assistida por cães, com foco em instituições, como a APAE de Quatis, o CAPS e em projetos sociais e escolares.

Ainda segundo a pasta, o processo de formação que envolve o cão e o homem dura em média de 1 a 2 anos, pois exige dedicação, tempo e treinamento. Apesar disso, a corporação reforça a importância e o comprometimento em seguir com a proposta. “Sabemos que o processo de formação do binómio homem-cão exige tempo e esforço, mas o primeiro passo já foi dado com excelência. O Projeto K9 não é apenas uma inovação na segurança, ele tem um alcance social imenso. A possibilidade de usarmos os cães para terapias e apoio à população é um reflexo de como a Guarda Civil de Quatis tem se dedicado para transformar uma cidade mais moderna e melhor para todos.” – comenta o comandante da GCM de Quatis, Jorge Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Corpo de jovem é encontrado em Três Rios; cidade registra segundo homicídio na semana

qui jul 10 , 2025
Na manhã desta quinta-feira (10), o corpo de um jovem de 24 anos foi localizado no bairro Barros Franco, em Três Rios. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Jhonny da Silva Piazzi. O corpo estava na Rua Guilherme Jorge Pinheiro e foi avistado por […]