Volta Redonda abre ‘Natal da Cidadania’ na Vila Santa Cecília

Cerimônia na Praça Brasil teve chegada do Papai Noel, música, decoração e o início das entregas de 25 mil brinquedos

A magia do Natal tomou conta da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, na noite desta sexta-feira (5). A abertura oficial do Natal da Cidadania reuniu milhares de famílias que prestigiaram a programação oficial do Natal mais tradicional, solidário e inclusivo da história. Com apresentações musicais e inauguração das luzes de decoração natalina, a cerimônia contou ainda com a abertura da Casinha do Papai Noel e o início das entregas de cerca de 25 mil presentes para a criançada.

A celebração começou às 18h com a apresentação da Fanfarra da Melhor Idade, seguida do coral com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) atendidas pela clínica de habilitação e reabilitação E.V.oluir, que entoaram canções em um pot-pourri musical. Em seguida foi a vez do coral de alunos da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha – que atende cegos e pessoas com baixa visão – emocionar o público, promovendo um verdadeiro show de inclusão.

Por volta das 19h, o momento tão esperado pelas famílias, principalmente as crianças: a chegada do Papai Noel, que, a bordo de um trenzinho e acompanhado das noelitas (assistentes) e de personagens fantasiados, percorreu ruas no entrono da praça, incluindo uma parada na fonte luminosa para a queima de fogos de baixo ruído, e seguiu até a Praça Brasil, onde foi recepcionado ao som da Fanfarra da Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda), encantando a todos os presentes.

O prefeito Antonio Francisco Neto recepcionou o Bom Velhinho, entregando a “chave da cidade”, simbolizando a abertura oficial das festividades natalinas na cidade. “O Natal é uma data muito especial e uma das festas mais esperadas em Volta Redonda. Visitar o Bom Velhinho em casa, na Praça Brasil, e ganhar um presente das mãos dele é tradição nas famílias do município e cidades vizinhas. Fico muito feliz em proporcionar essa alegria para toda a população nesta época do ano, quando a solidariedade fica aflorada. A nossa festa encanta e acolhe a todas as idades e classes sociais, com um olhar especial para as crianças e as pessoas com deficiência. A Casa do Papai Noel, assim como toda a cidade, está cheia da magia do Natal. Venham participar, a visitação está aberta até o dia 23”, falou o prefeito Neto, desejando um Natal de paz e saúde para todos.

Também prestigiaram a abertura do Natal de Volta Redonda o vice-prefeito Sebastião Faria; a deputada federal Laura Carneiro; o deputado estadual Munir Neto; os secretários municipais de Cultura, Anderson de Souza, de Ordem Pública, Coronel Henrique, de Educação, Osvaldir Denadai, da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa; o coordenador do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini, um dos organizadores do Natal no município; o presidente do Saae-VR, Paulo César de Souza, um dos idealizadores da festa; o diretor do Departamento de Energia e Iluminação Pública (Deip), Edmar Borges, responsável pela iluminação natalina; os vereadores Renan Cury, Genilson Sukinho e Zoinho; e outras autoridades do município.

Encerrando as apresentações musicais da noite, o grupo Tambores de Aço – da Fundação Cultural CSN –, encantou gente de todas as idades com o espetáculo Reluz: com uma cenografia inspirada no celestial e no sublime, uma apresentação que cria uma atmosfera mágica, revelando o invisível.

Castelo e túnel de luzes encantou o público

Adultos e crianças aproveitaram para tirar fotos e curtir a decoração de luzes. Neste ano a Praça Brasil conta com a floresta natalina, cisnes e querubins luminosos na fonte central; túnel iluminado; pórtico em forma de castelo; e ainda vai ter máquinas de neve; bolhas e fumaça sincronizadas ao show de luzes, atraindo famílias inteiras.

“A gente chega aqui e nem sabe para onde olhar ou apontar a câmera do celular. É um cenário de Natal perfeito, mágico. A dança das luzes prende a atenção, ficamos olhando minutos seguidos e ainda vemos uma novidade a cada vez que voltamos a olhar”, disse Carlos Alberto, morador do bairro Jardim Cidade do Aço, que estava com a esposa, Ana Flávia, e os filhos João, de cinco anos, e Carlos Júnior, de 10.

Joana Alencar, moradora do bairro Rústico contou que não perde um Natal na Praça Brasil. “É tudo muito bonito. A decoração, a Casinha do Papai Noel e as luzes natalinas nos transportam para um mundo de fantasia. Enquanto não abre o Natal de Volta Redonda, parece que o fim do ano ainda não chegou”, afirmou.

A edição 2025 do Natal da Cidadania também se destaca pela reutilização de materiais e produção artesanal. A equipe do Banco da Cidadania reaproveitou peças de outros eventos, garantindo economia e maior sustentabilidade na montagem da decoração deste ano.

Solidariedade e renovação do espírito natalino

Criando novas lembranças, a criançada aproveitou para tirar a tradicional foto com o Papai Noel e ganhar o presente – no total serão distribuídos cerca de 25 mil brinquedos, reforçando o espírito solidário que é uma das marcas das comemorações de fim de ano em Volta Redonda. Dentre os itens distribuídos estão pião, mola, Aquaplay, risque e rabisque e o brinquedo que cria bolhinhas de sabão, totalizando cinco modelos diferentes.

Angêla Monteiro, moradora do bairro Três Poços, ocupava o primeiro lugar na fila para conversar com o Papai Noel. Ela trouxe o filho Ravi, de dois anos, pela primeira vez à festa. “Essa festa é muito democrática. Todo mundo é recebido pelo Bom Velhinho e todo mundo ganha presente. Já vim muitas vezes sozinha, mas dessa vez foi muito especial. Ravi adorou, é organizado, bonito e mostra para as crianças esse lado lúdico do Natal”, falou.

“Qual criança não gosta de ganhar brinquedo? Das mãos do Papai Noel então, é melhor ainda”, disse Ana Lúcia, que estava com Miguel, de nove anos. “A gente vem todo ano e pretendo manter a tradição mesmo depois que ele crescer. A praça fica linda! É encantador!”, disse a moradora da Vila Santa Cecília, prometendo voltar mais vezes ainda este ano.

Toda criança com até 12 anos vai receber um brinquedo, e não há limite de idade para as Pessoas com Deficiência (PCDs). A distribuição dos brinquedos será realizada de forma organizada e segura, com distribuição de senhas e acompanhamento integral da equipe do Banco da Cidadania.

Para organizar o fluxo, as senhas são distribuídas a partir das 18h, podendo chegar às 21h40, de acordo com a demanda do dia. A entrega dos brinquedos ocorre até 22h, garantindo que todas as pessoas que estiverem na fila com a senha sejam atendidas.

A visitação acontece até o dia 23, todos os dias da semana, das 18h às 22h. Outras atrações acontecerão ao longo desse período, incluindo apresentação da Fanfarra de ex-alunos da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) e diversos corais.

“É o Natal mais lindo e solidário da região. Nosso presente é ver a tradição das famílias em compartilharem esses momentos de paz, harmonia e felicidade em um cenário que renova o espírito do Natal. Parabéns a todos que contribuíram de alguma forma para proporcionar esse momento especial, e convido a população a visitar a decoração e aproveitar as atrações”, disse o prefeito Neto.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *