GAECO/MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em operação por manipulação de resultados no futebol

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpriu, na manhã desta terça-feira (28/11), dois mandados de busca e apreensão em uma nova fase da operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo GAECO do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa que manipularia resultados de partidas esportivas com o propósito de enriquecer os apostadores.

Pelo GAECO/MPRJ foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense, e Nilópolis, na Baixada. Também foram cumpridos mandados em Goiânia (GO), Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), e Votuporanga (SP).

De acordo com o GAECO/MPGO, estão em investigação possíveis fraudes nos resultados das seguintes partidas: 
– Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022;
– Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022;
– Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022; 
– Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023;
– Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023;
– Nacional x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023; e
– Sousa x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023. 

As partidas dos campeonatos nacionais são referentes ao segundo turno. As dos estaduais ocorreram em janeiro e fevereiro. A operação de hoje é desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023, respectivamente, e que resultaram, até o momento, no oferecimento de 3 denúncias recebidas pelo Poder Judiciário, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

O MPGO investiga condutas em que grupo criminoso visava aliciar jogadores profissionais com oferta de valores financeiros elevados para realização de eventos como punição com cartão amarelo, vermelho, cometimento de pênalti ou placar parcial na partida, o que viabilizava aos seus integrantes obter lucros em sites de apostas esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Volta Redonda: pedido de desconto de até 50% no IPTU 2024 pode ser feito até esta quinta-feira (30)

qua nov 29 , 2023
Benefício para aposentados e pensionistas é solicitado pelo site voltaredonda.rj.gov.br/aposentados. Cras, Subprefeitura do Retiro e Furban auxiliam quem tiver dificuldade no acesso à internet Esta quinta-feira, 30 de novembro, é o último dia para que aposentados e pensionistas de Volta Redonda possam solicitar o desconto de até 50% no IPTU […]