
Munir visitou Associação Coletivo Azul; deputado vai convocar audiência pública no município para discutir atendimento a autistas e deficientes
O deputado estadual Munir Neto (PSD) visitou na manhã desta quinta-feira (16) a Associação Coletivo Azul (ACA), que atende pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A visita foi acompanhada pelo assessor especial do deputado, Rodolfo Levenhagen, que coordenou o encontro. A instituição atende atualmente 50 pessoas com autismo – entre crianças jovens e adultos – e seus familiares, funcionando como uma rede de apoio no municípío.
Munir conheceu as instalações e as condições de funcionamento da associação, que foi fundada em 2018 pelo casal Kátia Rufino e Cláudio Márcio, pais de gêmeos com Transtorno do Espectro Autista, hoje com 17 anos. Segundo eles relataram ao deputado, a criação da entidade surgiu da própria necessidade de ter informações e buscar atendimento para os filhos.
“Nós estávamos buscando atendimento para os nossos filhos, e é muito difícil aqui em Pinheiral. Os autistas precisam de atendimento e estímulo contínuo, e no município, eles entram na fila comum. Quando fazem, por exemplo, 10 sessões de fisioterapia, voltam para o fim da fila, e por isso o tratamento acaba não tendo o resultado esperado”, relatou Katia Rufino, completando que Munir “foi o primeiro parlamentar que visitou a associação”.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL. ACESSE NOSSO CANAL NO WHATSAPP CLICANDO AQUI
Ela explicou ainda que a ACA Pinheiral foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Municipal em 2019, e por isso recebe apoio financeiro da prefeitura, mas não o suficiente para manter o funcionamento pleno da associação. “O atendimento dos profissionais é voluntário. Tinha psicóloga, terapeuta familiar e nutricionista, mas quando arrumam emprego, saem do voluntariado, às vezes por conta do próprio horário de trabalho, não por falta de vontade de ajudar”, disse Kátia, que completou: “O auxílio da prefeitura nos permite pagar somente parte do aluguel, o resto vem de festas, bingos, doações, tudo organizado junto com os familiares, de forma voluntária. Não temos como contratar profissionais”.
Audiência pública
Munir garantiu que irá apoiar a ACA Pinheiral, e afirmou que irá enviar um emenda impositiva para a associação, garantindo parte dos recursos para o funcionamento. O deputado também colocou a equipe do gabinete à disposição para ajudar a montar um projeto para captação de recursos e contratação de profissionais.
“Eu vou destinar uma emenda impositiva, garantindo os recursos, mas também colocamos nossa equipe para ajudar a montar uma estrutura para captar recursos, possibilitando a contratação de profissionais e melhorando atendimento para os autistas e os familiares”, disse. Munir solicitou ainda uma parceria à Apadefi-VR (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda), por meio do assessor Rodolfo Levenhagen, que é ligado à instituição. “A Apadefi vai ser parceira nos atendimentos, para ajudarmos no que pudermos a ACA Pinheiral”.
OUÇA A RÁDIO PONTO – 24 HORAS NO AR CLICANDO AQUI
O deputado, que é presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj (Assembleia Legislativa do EStado do Rio de Janeiro) e membro titular da Comissão da Pessoa com Deficiência e da de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, afirmou ainda que irá realizar em breve uma audiência pública em Pinheiral, para discutir o atendimento no município.
“Nós queremos debater o atendimento aos autistas e pessoas com deficiência no município, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Pinheiral, principalmente quem mais precisa. Com diálogo e parcerias, com certeza conseguiremos avançar cada vez mais”, apontou Munir.
RJ Para Todos
A agenda do deputado em Pinheiral também incluiu uma visita ao RJ Para Todos, programa do Governo do Estado que leva serviços gratuitos para a população, como Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Procon e Carreta do Trabalhador, que foi realizado nesta quinta-feira na Praça Brasil, no bairro Rolamão. A quarta edição do programa no Sul Fluminense – atendendo Vassouras, Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa – foi uma solicitação de Munir ao governo estadual.
Apoio político
Munir também aproveitou a agenda para se encontrar com o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Pinheiral, Rivalney Pedrosa, que passa a integrar o grupo de apoio do deputado no município, coordenado pela professora Sediene Maia, ex-secretária de Educação e ex-vice-prefeita. “São duas lideranças importantes para caminharmos juntos, buscando sempre o melhor para a população de Pinheiral”, disse Munir.
“É uma honra muito grande estar nessa caminhada ao lado do deputado Munir e da professora Sediene. Juntos nós vamos buscar cada vez mais melhorias para a população de Pinheiral”, disse Pedrosa.
“O Munir nos ajuda há muito tempo, muito antes da política, já é um patrimônio de Pinheiral. E Pedrosa, seja muito bem-vindo ao nosso grupo, com certeza você será muito bem recebido. E todos juntos vamos procurar trazer o melhor para o nosso município”, afirmou Sediene.