Barra Mansa é rebaixado à quinta divisão estadual após decisão da FERJ

O Barra Mansa Futebol Clube teve seu rebaixamento para a Quinta Divisão do Campeonato Carioca confirmado nesta semana, após uma reviravolta na decisão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A entidade revogou a suspensão do FC Rio de Janeiro, adversário direto do Leão do Sul na luta contra a queda na Série B2 — equivalente à Quarta Divisão do estadual.

As duas equipes estavam afastadas do torneio sob suspeita de envolvimento em manipulação de resultados, após a empresa Sportradar identificar movimentações incomuns de apostas apontando para derrotas dos clubes em diferentes partidas. A suspensão do Barra Mansa havia sido publicada no dia 30 de outubro, e a do Rio de Janeiro, em 7 de novembro. Com isso, ambos passaram a perder seus jogos por WO.

Um desses jogos seria justamente o confronto direto entre os dois times na última rodada da Taça Maracanã, fase inicial da competição. Como o Barra Mansa tinha dois pontos e o clube da capital não havia somado nenhum ao longo do campeonato, o FC Rio de Janeiro seria o rebaixado natural, ocupando a nona posição. O Leão do Sul, em oitavo, escaparia da queda.

No entanto, na quarta-feira (12), já após o fim da primeira fase, a FERJ decidiu anular a suspensão do FC Rio de Janeiro, alegando falta de provas concretas sobre a possível manipulação. Com isso, o time passou a ser declarado vencedor do duelo contra o Barra Mansa, que segue suspenso. A mudança alterou a classificação final: o Rio de Janeiro foi para três pontos, enquanto o Barra Mansa permaneceu com dois, caindo para a lanterna e sendo rebaixado.

Inconformado, o Barra Mansa recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), solicitando um mandado de garantia com pedido de liminar para reverter a decisão. O Tribunal determinou que a FERJ se manifeste em até cinco dias sobre a existência de inquérito ou denúncia relacionada ao caso.

Em nota oficial, a diretoria do Barra Mansa declarou que está tomando todas as medidas legais para provar sua inocência e buscar o retorno imediato à competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Motorista passa mal ao volante e causa acidente em Volta Redonda

sáb nov 15 , 2025
Um engavetamento registrado na manhã deste sábado (15) deixou o trânsito parcialmente prejudicado na Rua 29, no bairro Vila Rica/Tiradentes, em Volta Redonda. O acidente ocorreu após uma motorista passar mal enquanto dirigia. De acordo com relatos de moradores, a condutora perdeu o controle do veículo, subiu na calçada e […]