Consórcio Intermunicipal de Segurança pode ser reativado na região

Por inciativa do secretário municipal de Ordem Pública de Vota Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, secretários ligados à segurança pública de seis municípios se reuniram nesta semana, na sede da Semop (Secretaria de Ordem Pública), na Ilha São João, para debater a reativação do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense (Cisegci), que atualmente está inoperante.

Neste primeiro encontro estiveram presentes representantes de Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Pinheiral e Rio Claro. A importância da integração entre as forças de segurança das cidades vizinhas esteve em pauta.

Essa relação vai facilitar a comunicação e o combate ao crime. Imagens de monitoramento dos acessos aos municípios poderão ser compartilhadas, alcançando resultados positivos na elucidação de crimes, por exemplo. A meta é tornar a região cada vez mais tecnológica e fomentar o fortalecimento da área de segurança pública, através de cursos de capacitação, melhorias das corregedorias, captação de recursos públicos, entre outros.

“Até porque o crime ultrapassa divisas e precisamos estar mais preparados para combatê-lo”, frisou Luiz Henrique.

O próximo passo para a reativação do Cisegci é apresentar a ideia aos chefes do Executivo dos municípios presentes à reunião, que irão estudar a viabilidade de seu retorno, mas desta vez não teria custos aos cofres públicos das cidades envolvidas, uma vez que este foi um dos principais motivos para a sua desativação, segundo o secretário da Semop-VR. “Vamos ajustar a legislação e adequar para que não haja gastos”, garantiu Luiz Henrique.

Troca de experiências e boas práticas

Outra proposta discutida na reunião diz respeito à troca de experiências e boas práticas entre as secretarias. O objetivo é: “promover o que deu certo em uma cidade, em outra”.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Ordem Pública: de Quatis, Mateus Ponciano; de Barra do Piraí, José Luiz Brum; de Rio Claro, Tarcísio Silva dos Santos; de Porto Real, Jorge Luiz Porto Souza; além do superintendente de Ordem Pública de Resende, César Laurindo; diretor do Departamento de Ordem Pública de Pinheiral, Marcelo Ferreira; corregedor de Barra do Piraí, Lucas Silva; diretores Administrativo e de Trânsito de Itatiaia, Carlos Cesar de Paula e Edson Lamin, respectivamente; corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda, inspetor Valdo Rocha; subsecretário da Semop-VR, subtenente Amauri e coordenador do Ciosp, subtenente Alexandre.

Fotos: Divulgação/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Jovem é preso com drogas e material do tráfico na Candelária

qua ago 31 , 2022
TICO BALANÇO No início da noite de ontem, os agentes do 28º batalhão com apoio do serviço secreto da unidade, a eficiente turma da P/2, deram um bote certeiro num suspeito de tráfico de drogas em Volta Redonda. A equipe recebeu informações dando conta que elementos estariam escondendo drogas, próximo […]