Técnicos removem enxame em Itatiaia

Técnicos da Secretaria de Habitação, Agricultura e Regularização Fundiária iniciaram a retirada, nesta segunda-feira (06/02), de uma colméia, em um imóvel no bairro Campo Alegre, em Itatiaia. O enxame estava localizado entre o forro de gesso de um banheiro e o teto do cômodo. De acordo com o apicultor Leonardo Mayworm, que coordenou a atividade, a remoção demora alguns dias e, após o trabalho, as abelhas são encaminhadas para apiários.

O Secretário de Habitação, Izael Bernardes, destaca que o serviço de remoção de enxames de abelhas em domicílios é realizado de segunda a sexta, das 13h às 17h, sendo executado por servidores capacitados para o trabalho, devidamente equipados. Segundo ele, para  solicitar a retirada, basta ligar para (24) 3352 1439 ou comparecer pessoalmente a sede da secretaria, no endereço Rua Vitória Sócrates, 156, bairro Vila Martins, para que  a equipe faça a retirada o mais rápido possível. “Nosso objetivo principal é garantir a segurança do morador”, conta.

Leonardo Mayworm afirma que remover um enxame é algo complexo, que exige técnica e uma vasta avaliação do local, com análise de todo o entorno da colméia, bem como da vizinhança e se a quantidade de abelhas está aumentando, entre outros pontos. É importante, segundo ele, as pessoas tomarem muito cuidado ao localizarem um enxame.

– Primeiro, as pessoas não devem se aproximar da colméia. É primordial que mantenham distância. O ideal é solicitar a presença de técnicos do setor encarregado para providenciar a remoção, evitando colocar escada perto, jogar objetos, colocar fogo ou fumaça e, principalmente, entrar em pânico – frisa o apicultor.

Leonardo explica que a vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, elas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. “Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Lusa vira sobre o Voltaço e sobe na tabela

seg fev 6 , 2023
A Portuguesa venceu o Volta Redonda por 3 a 1, de virada, na tarde desta segunda-feira (06/02), no Luso Brasileiro, pela sétima rodada do Carioca Betnacional. Berguinho abriu a contagem para os visitantes, mas Emerson Carioca, duas vezes, e Lucas Silva viraram o placar para a Lusa. Com a vitória, […]