Volta Redonda terá policiamento noturno para coibir furtos e arrombamentos

Patrulhamento será feito por policiais militares que atuarão para impedir que estabelecimentos comerciais sejam alvos de criminosos

Volta Redonda passará a contar com um policiamento noturno para coibir furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais. O patrulhamento será exclusivo e feito das 21h às 6h por policiais militares do 28º Batalhão da PM (BPM), a partir do dia 1º do mês que vem. O reforço foi anunciado nesta quarta-feira (26), durante reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João, entre integrantes da Pasta, CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda), Polícia Militar e Guarda Municipal (GMVR).

O secretário municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, enfatizou que a criação deste patrulhamento noturno surgiu por meio de uma demanda apontada por comerciantes que vêm sendo alvos de furtos; mesmo que os números de segurança pública demonstrem que houve uma expressiva queda nos últimos seis meses, na faixa de 70%, neste tipo de crime.

“Esta reunião de hoje mostra a integração das forças de segurança pública de Volta Redonda, mas também a proximidade com a comunidade, pois estamos mais abertos às demandas. Identificamos uma necessidade de um acompanhamento maior no período noturno, quando as lojas estão fechadas, e, automaticamente, se tornam mais vulneráveis. Será uma viatura noturna que terá somente este objetivo e não será acionada para outra ocorrência”, informou Luiz Henrique, ressaltando que a Semop vai auxiliar através do monitoramento feito por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

Além do patrulhamento, um canal direto de comunicação com os comerciantes e seus colaboradores também será mantido, com intuito de garantir um atendimento imediato às ocorrências de furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais.

O presidente da CDL-VR, Leonardo Almeida, explicou que esse reforço é essencial, porque há uma incidência muito grande desses tipos de crimes, depois que as lojas fecham, principalmente, nas áreas comerciais centrais.

“Como entidade também acompanhamos de perto esse trabalho que vem sendo feito pelas forças policiais, visando sugerir ações, apresentar as demandas de cada setor, visando contribuir com sugestões. Conhecer esse trabalho mais de perto, essa integração, também nos mostra um caminho para estreitar esses laços e entender como é feito todo esse patrulhamento, com viaturas e monitoramento por câmeras. A cidade hoje tem um trabalho sério que vem sendo feito pela Semop e pela PM, mas, como empresários e cidadãos, também podemos fazer a nossa parte, não deixando de fazer os boletins de ocorrência, de denunciar, de manter esses órgãos informados”, afirmou Leonardo.

O presidente da CDL disse ainda que a entidade também vai ajudar na divulgação deste novo projeto, com uma ação de conscientização, e reforçando a importância dessa integração com os órgãos de segurança pública. “Vamos ver como podemos desenvolver uma ação junto aos nossos associados e empresas da cidade, reforçando a importância dessa parceria”, acrescentou.

Participaram também da reunião o subsecretário da Semop, Amauri Pego; o vice-presidente da CDL-VR, Luís Cláudio Ávila, o diretor Financeiro da entidade, Paulo Biajoni, e a gerente Executiva da CDL, Lisandra Storck; o 1º tenente da 1ª CIA do 28º BPM, Raphael Nunes de Almeida, e o comandante em exercício da GMVR, Antônio Almico.

Fotos: Cris Oliveira/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Rádio Ponto (26 de julho de 2023)

qui jul 27 , 2023
23:57 WILL TO POWER – Baby, I love your way (1988) 3 23:53 14 BIS – Espanhola 3 23:53 hora jean carlos 23:50 ZIZI POSSI – Noite (1987) 6 23:46 Rihanna – Take A Bow 3 23:46 Locução de hora 23:41 AEROSMITH – Fly Away From Here 3 23:38 EDUARDO […]