Ato em frente à Prefeitura marca o início Semana da Pátria em Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação abre oficialmente a Semana da Pátria 2023 na segunda-feira, 4 de setembro, às 10h. A solenidade ocorrerá, como manda a tradição, em frente ao Palácio Raul Pompeia, sede da administração pública municipal, na Praça Nilo Peçanha. Alunos das redes pública municipal e estadual, além de estudantes de escolas particulares, cantarão o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda do Colégio Naval, durante o hasteamento das bandeiras.


O ponto alto da Semana da Pátria será o Desfile Cívico na quinta-feira, 7 de setembro, às 9h, na Avenida Júlio Maria, no Centro. O ato cívico contará com a participação de 21 escolas municipais, três estaduais, cinco particulares, Marinha do Brasil, Polícias Militar e Civil, Bombeiro e outras oito entidades civis.


Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema “Leitura”, com o objetivo de valorizar a prática no processo de aprendizagem e como produto social em suas diversas funções, construindo cidadãos leitores. Vale lembrar que entre os dias 1º e 10 de setembro, a Secretária de Educação vai levar 4.301 alunos e 1.251 professores da rede para participar da Bienal do Livro. A ida para o evento faz parte do Projeto Rotas do Conhecimento, que possui como objetivo a promoção de passeios educacionais e culturais para alunos da rede pública municipal.


Em 2023, Angra dos Reis será o único município do interior do estado do Rio a participar com estande próprio no evento, com programação voltada para a educação e leitura, incluindo rodas de conversa, jogos do Programa MenteInovadora, contação de histórias com livros infantis de autores da cidade, entre outras atividades. O tema da Semana da Pátria foi pensado justamente nesse marco para os alunos que terão a oportunidade de se envolver ainda mais no universo da leitura participando da Bienal do Livro.


ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO DURANTE O 7 DE SETEMBRO


A partir das 23h de quarta-feira, 6 de setembro, até às 16h de quinta, dia 7, o estacionamento de veículos está proibido ao longo da Avenida Júlio Maria; na Rua Pereira Peixoto – da igreja da Matriz até a Rua Coronel Carvalho; no Largo Borges de Carvalho – em frente ao Tuca Parafusos; na Avenida Presidente Castelo Branco; na Rua Manoel do Rosário – em alguns pontos estratégicos, de modo que possibilite a passagem de coletivos.

O fluxo do trânsito na Avenida Júlio Maria, onde será realizado o desfile cívico de 7 de setembro, vai ser interditado a partir das 6h de quinta-feira, dia 7, para a montagem da estrutura oficial e dispositivos que visam a organização do evento.

A concentração do desfile está prevista para o cruzamento da Avenida Oswaldo N. Martins com a Avenida Presidente Castelo Branco até os Correios. Será montado um palanque para as autoridades no passeio público situado na margem direita da Avenida Júlio Maria, sentido Centro/Balneário.

SAÍDA DOS ÔNIBUS E TÁXIS

Os pontos de ônibus também passarão por alterações: aqueles que atendem usuários do trajeto via Morro da Cruz serão remanejados para a Avenida Júlio Maria, em frente ao convento do Carmo; os via Balneário, para a Avenida Dr. Coutinho, em frente à Delegacia. Os ônibus da linha Vila Velha sairão da Avenida Castelo Branco, próximo ao antigo Serviço Público. O sentido da rua da Praça Codrato de Vilhena – Praça do Papão – será invertida para os táxis.

ÁREAS ISOLADAS

A montagem dos isolamentos e barreiras usados no evento vai abranger trechos distintos. Barreira com cones e fitas serão instaladas na Avenida Júlio Maria, sentido Balneário/Centro, próximo ao Posto de Gasolina Santos Reis, e no sentido Centro/Balneário, após a entrada do cais dos pescadores. Será isolada com cones a contramão de direção que acontecerá do Largo Borges de Carvalho, Rua do Comércio até a Rua Pereira Peixoto.

Barreiras com cones e fita também serão colocadas no Largo Borges de Carvalho, esquina com a Rua Doutor Bastos; na Rua Professor Lima com Rua Teixeira Brandão; na Rua do Comércio, esquina com a Travessa Almirante Brasil; na Rua Coronel Carvalho, esquina com a Avenida Raul Pompeia. Rua Doutor Bastos, Avenidas Júlio Maria, Oswaldo Neves Martins – do Supermercado Rede Market até a Avenida Presidente Castelo Branco – e Av. Raul Pompeia – acesso somente até a Rua da Conceição -, Largo da Lapa e Travessa Almirante Brasil receberão interdições.

FLUXO DO TRÂNSITO

O trânsito via Morro da Cruz seguirá da seguinte forma: Rua Prefeito João Galindo – Rua Coronel Carvalho – Rua Honório Lima – Avenida Júlio César de Noronha; via Balneário: Avenida Ayrton Senna – Rua Doutor Coutinho – Rua Frei Inácio – Rua Coronel Carvalho – Rua Honório Lima – Avenida Júlio César de Noronha.

O fluxo do trânsito da saída da cidade será pelo Trevo São Bento, Av. Osvaldo Neves Martins, Avenida Presidente Castelo Branco – Rua Álvaro Pessoa (Antigo Fórum) – Largo Borges de Carvalho – Rua do Comércio (contramão, do Largo Borges de Carvalho até a Rua Pereira Peixoto) – Rua Coronel Carvalho – Rua Manoel do Rosário ou Rua Prefeito João Galindo.

Agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar a população da melhor formar possível sobre as mudanças que aconteceram ao longo do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Foragido por tentativa de homicídio em SP é preso em Vassouras

qua ago 30 , 2023
Na tarde desta terça-feira, 29, policiais militares efetuaram a prisão de um indivíduo de 27 anos, procurado pela Justiça do Estado de São Paulo por tentativa de homicídio. A operação bem-sucedida foi resultado de uma denúncia anônima que levou as autoridades até o suspeito. O homem foi localizado na Rua […]