Volta Redonda registra aumento no número de casos de Covid-19

Recomendação é para que as pessoas acima de 12 anos reforcem sua proteção contra a doença com a vacina bivalente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda registrou nas últimas semanas – entre o final de agosto e início de setembro – um aumento no número de casos de Covid-19. O crescimento foi observado através dos testes rápidos para o diagnóstico da doença, oferecidos nas unidades básicas de saúde do município.

“Apesar de a secretaria de Saúde não considerar o aumento alarmante, é preocupante e, neste momento, a recomendação é que todas as pessoas acima de 12 anos tomem a vacina bivalente. Esta dose vale como um reforço para quem recebeu pelo menos duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen. Ainda é importante ressaltar que a bivalente protege contra a nova subvariante da Covid-19 que está em circulação no Brasil”, recomenda o médico-sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos.

De acordo com o último relatório da Vigilância Epidemiológica, da secretaria de Saúde, na semana de 13 a 19 de agosto houve três confirmações da Covid-19. Entretanto na semana de 27/8 a 2/9, as confirmações subiram para 29 casos, um aumento significativo. As semanas seguintes estão sendo mapeadas, o boletim é finalizado às sextas-feiras pelo departamento de vigilância.

“Há uma nova subvariante identificada como EG.5, que já circulava em outros países, e o que nós (profissionais de saúde) estamos percebendo é que, após chegar nas principais capitais do Brasil, neste momento avança para as cidades do interior. Apesar da circulação dessa subvariante, o município não registra, até o momento, aumento no número de internações e óbitos”, comentou.

Testagem para Covid

O médico ainda ressaltou que as pessoas com sintomas gripais (coriza, tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga e outros) devem procurar fazer o teste para a doença. A testagem é oferecida em todas as unidades básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Algumas unidades funcionam com horário estendido para atendimento até as 18h30: 249; Vila Mury; Açude 1; Siderlândia; São Geraldo; Vila Rica/Tiradentes; Volta Grande e Santo Agostinho. Até as 21h30: Santa Cruz. Aos fins de semana (sábados e domingos), as unidades básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros 249 e Santa Cruz funcionam das 8h às 18h30.

Vacina bivalente

O intervalo para receber a vacina bivalente contra a Covid-19 é de quatro meses da última dose tomada. O imunizante é oferecido em todas as unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs). Para receber a dose é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Fotos de arquivo – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Jair Bolsonaro passa por tratamento de refluxo e cirurgia de septo em SP

ter set 12 , 2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por dois procedimentos médicos nesta terça-feira (12), informa boletim do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. Ele foi internado ontem, no início da tarde. Bolsonaro já se encontra em recuperação no quarto. “As cirurgias transcorreram de forma satisfatória, sem intercorrências”, diz o texto. As informações […]