Prefeitura de Angra divulga calendário de coleta de lixo

De segunda a sábado, a Prefeitura de Angra, em parceria com a empresa Angra Meio Ambiente (AMA), realiza a coleta de lixo ao longo do município. Ao todo, a cidade conta com três tipos de coleta: domiciliar, seletiva e de volumosos.

Para organizar e facilitar o processo de retirada do lixo, a coleta segue um cronograma diário pelos bairros da cidade. Além de ficar atento aos dias da retirada em sua localidade, os moradores devem seguir algumas instruções para que a coleta seja feita da maneira mais eficaz e segura possível.

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva consiste no recolhimento de resíduos previamente classificados com base na sua origem e composição, como vidro, plástico, metal e papel, por exemplo.
Por ser destinado para a reciclagem, além de limpo, o material deve estar em um saco branco ou transparente. Caso o morador não tenha um saco das cores indicadas, deve colar um papel informando que se trata de material reciclável. Desta forma, os coletores podem diferenciar o lixo e seguir com o processo de reciclagem.

Devido as suas dimensões, o caminhão da coleta seletiva não consegue acessar algumas localidades, como a parte alta dos morros. Para isso, os moradores devem colocar os sacos nas ruas principais do bairro ou em locais de fácil acesso, desta forma, os coletores conseguem efetuar a retirada do material.

Em Angra, a coleta seletiva acontece de segunda a sábado. Para conferir o calendário da coleta, basta clicar aqui.

COLETA DE VOLUMOSOS

A coleta de volumosos consiste na retirada dos móveis inservíveis das residências. A retirada dos volumosos é fundamental para evitar acúmulo de água e proliferação de vetores. É importante destacar que entulho não faz parte da coleta de volumosos. Para o recolhimento deste tipo específico de material o morador deve ligar ou ir até a regional de seu bairro e lá ele será informado sobre o dia que deverá colocar o material ensacado na rua.

Como recomendação, a Prefeitura solicita que os moradores coloquem o material em frente de casa apenas no dia da coleta em seu bairro, a partir das 8h. Desta forma, não são criados transtornos no ir e vir da população.

Em Angra, a coleta de volumosos acontece de segunda a sexta. Para conferir o calendário, basta clicar aqui.

COLETA DE LIXO DOMICILIAR

Já o lixo domiciliar é todo aquele que é gerado pelos moradores de uma residência, como os materiais orgânicos, por exemplo. Para que a coleta seja feita, o morador deve colocar os resíduos em sacos da cor preta. Assim como a coleta de volumosos, o material deve ser depositado somente no dia que o caminhão passa pelo bairro.

Por seguir uma rota já estabelecida, a coleta é dividida em turnos (diurno e noturno). Sendo assim, é recomendado o morador disponibilizar o material às 8h para as localidades com coleta diurna. Já para os bairros com coleta noturna, o morador deve colocar o material às 17h.

Em Angra, a coleta de lixo domiciliar acontece de segunda a sábado. Para conferir o calendário, basta clicar aqui.

OUVIDORIA AMA

A Angra Meio Ambiente (AMA), empresa responsável pela coleta na cidade, possui uma ouvidoria para solucionar as demandas e ouvir as sugestões e elogios dos moradores. Além dos serviços de coleta domiciliar, a empresa também realiza a limpeza de praias e vias públicas, coleta de resíduos sólidos de saúde e de resíduos da construção civil.

O canal de ouvidoria da AMA pode ser contatado de três formas: pelo telefone (24) 3364 – 9700, pelo e-mail contato.ama@amaambiental.com ou pelo site www.amaambiental.com .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Flu empata e leva decisão da vaga para o Sul

qui set 28 , 2023
Em partida eletrizante, com gols, virada, expulsão (Samuel Xavier levou cartão vermelho, após tomar o segundo amarelo), típica de uma semifinal de Libertadores, o Fluminense ficou no empate em 2 a 2 com o Internacional, na noite desta quarta-feira (27/09), no Maracanã. Clique aqui para seguir o novo canal do […]