Volta Redonda sedia audiência pública para debater violência contra a pessoa idosa

Durante o evento realizado nessa segunda-feira na Câmara, o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou o trabalho realizado pela Patrulha do Idoso na cidade

Volta Redonda sediou nessa segunda-feira (6), na Câmara Municipal, uma audiência pública para debater a violência contra a pessoa idosa. O evento foi promovido pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), presidida pelo deputado estadual Munir Neto. O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, marcou presença e destacou o trabalho realizado em Volta Redonda na divulgação e garantia dos direitos dos idosos.

“Volta Redonda conta com um serviço referência, que é a Patrulha do Idoso, que atua orientando e levando aos idosos conhecimentos sobre seus direitos. Isso os ajudam a reconhecer uma situação de violência e a procurar a ajuda necessária. A patrulha também realiza visitas às instituições de acolhimento de idosos e aos locais de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac). Percebemos que eles se sentem mais seguros de contarem com este serviço”, comentou o secretário municipal de Ordem Pública, frisando que as denúncias sobre a violência cometidas contra os idosos podem ser feitas pelos números 190, 153 e 197.

“A nossa proposta é criar um movimento onde todos possam conhecer os direitos dos idosos e respeitá-los”, acrescentou Luiz Henrique.

O deputado Munir Neto lembrou que o principal objetivo da audiência é abordar medidas para prevenir e identificar casos de violência, negligência e abuso contra os idosos.

“É necessário e urgente discutirmos violência contra pessoas idosas. Essa prática tão nefasta precisa ter fim. Debater temas como esse com a população e o Poder Público nos permite encontrar mecanismos para prevenir e identificar violência, negligência e abuso e avançar”, destacou o parlamentar.

A audiência pública em Volta Redonda foi a oitava proposta por Munir, que tem atuado em conjunto com o Ministério Público, Defensoria Pública e com a Delegacia do Idoso.

“Estamos dialogando constantemente com o Governo do Estado e com o judiciário, fiscalizando e exigindo o cumprimento das legislações. Queremos também implementar em todo o estado os programas e projetos que dão certo em Volta Redonda, como a Patrulha do Idoso”, explicou Munir.

Canal de denúncia

Durante as audiências públicas, a população recebe informações sobre os tipos de violência, como preveni-las e os canais para denunciar esses abusos. A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj recebe informações sobre a violação de direitos, através do número: 0800-023-9191, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Volta Redonda é a 10ª no ranking das cidades com mais idosos no Brasil

Dados divulgados no mês passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que Volta Redonda é a 10ª no ranking das cidades com mais idosos no Brasil, considerando apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Dos 261.563 moradores, 14,47% são idosos, mais de 37 mil pessoas. Já o Rio de Janeiro é o segundo no estado com maior percentual de população idosa no Brasil; 13,1% das pessoas tem 65 anos ou mais.

Fotos: Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública)/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Prefeito na Minha Casa: Rodrigo Drable atende moradores da Vila Nova

ter nov 7 , 2023
Realizada nesta terça-feira (07), esta é a segunda ação do projeto que busca aproximar o Executivo da população Nesta terça-feira, dia 07, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable levou o projeto ‘Prefeito na Minha Casa’ a mais um bairro do município. Após a primeira ação bem-sucedida na última semana, […]