Pinheiral ganha novas Estações de Tratamento de Esgoto

Operação no bairro de Jardim Real beneficiará mais de mil moradores, garantindo melhorias no saneamento da região

O bairro de Jardim Real, no município de Pinheiral, no Sul Fluminense, deixará de despejar esgoto in natura nos corpos hídricos. A Rio+Saneamento, concessionária responsável pelo saneamento básico de 18 municípios fluminenses, deu início às operações de coleta e tratamento de efluentes com a inauguração de duas Estações de Tratamento de Esgoto na região. Com as unidades, a partir deste mês, cerca de 1,1 mil moradores da cidade serão beneficiados.

Antes da inauguração, todo o esgoto produzido no bairro era escoado diretamente para a rede de águas pluviais e despejado em córregos. Em busca da melhoria do saneamento no município, a concessionária realizou serviços de pintura, limpeza, restauração e impermeabilização da estrutura da ETE Jardim Real 1. Além disso, houve a aquisição de uma ETE totalmente nova: a Jardim Real 2. 

“Este é mais um passo importante que estamos dando em direção ao nosso objetivo maior que é a universalização do saneamento básico. Em breve, toda a cidade será transformada com muitos benefícios, desde a redução da poluição dos rios até de doenças de veiculação hídrica. As estações inauguradas serão fundamentais neste processo e também contamos com o apoio de toda a população nos cuidados do que pode ou não ser lançado no esgoto”, ressaltou Gustavo Dias, gerente de Operação da Rio+Saneamento.

O processo de tratamento de esgoto é dividido por etapas, começando pela separação e descarte de sólidos maiores para que não danifiquem os equipamentos da estação. Após passar pelo sistema, o material se transforma parte em lodo, que pode ser usado inclusive como compostagem, e parte em água limpa, que é devolvida ao meio ambiente.

Para tirar dúvidas da população e dar mais detalhes sobre o funcionamento da operação, as equipes da Rio+Saneamento estarão em Pinheiral no próximo dia 20, quarta-feira. O atendimento itinerante acontece das 9h às 17h, em frente à ETE Jardim Real 2, na Rua 2 – Lot Jardim Leal 192.  

“Estamos à disposição dos moradores para qualquer esclarecimento. Iniciamos o trabalho junto com o time comercial, atendendo a população do bairro Jardim Real 1 e 2, de porta a porta, passando todas as orientações sobre o serviço e tarifa. Entendemos a importância da população se organizar financeiramente e, por isso, iniciamos a operação com a tarifa reduzida em 50% no primeiro mês”, explicou Fábio Tinoco, gerente Comercial da Rio+Saneamento.

Tratamento de esgoto feito com seriedade e comprometimento

A Rio+Saneamento pertence ao Grupo Águas do Brasil, que possui mais de 25 anos de experiência no setor. O grupo coleciona diversas experiências de sucesso na sua área de atuação, como a concessionária Águas de Juturnaíba, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto das cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. Na região, os indicadores saltaram de 0,7% para 78% da população que hoje possui esgoto tratado. Com o progresso das atividades, cavalos-marinhos, ameaçados de extinção, retornaram ao seu habitat natural, na Lagoa de Araruama.

Outro exemplo é Nova Friburgo, onde lontras e patos voltaram a circular no Rio Bengalas, após atuação do grupo. O município de Niterói também foi considerado pelo Trata Brasil a 4ª melhor cidade do país e a 1ª do estado do Rio de Janeiro em saneamento básico. Em São Paulo, a Águas de Votorantim é outro exemplo. A concessionária assumiu o município em 2012 e expandiu o tratamento de esgoto e de água na cidade para 99% da população em 11 anos de operação.

Sancionado em 2020, o Marco Legal do Saneamento Básico estabelece que, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90%, acesso a tratamento e coleta de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Operação policial em Barra Mansa: Confronto armado deixa morador morto, prisões e apreensões expressivas

qui dez 21 , 2023
Um confronto armado entre traficantes e policiais militares em Barra Mansa resultou na morte de um morador, de 48 anos, além de prisões e apreensões significativas na noite de quarta-feira (dia 20). Luiz Fernandes dos Santos Souza morreu ao ser atingido por uma bala perdida durante a troca de tiros […]