Dom Bosco é o próximo bairro de Volta Redonda a receber força-tarefa contra a dengue

Ação integrada das secretarias de Saúde e Infraestrutura começa nesta sexta-feira, 12, e segue até sábado com vistoria a residências

A Prefeitura de Volta Redonda segue intensificando o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O Dom Bosco é o próximo bairro a receber a força-tarefa que começa nesta sexta-feira, 12, e segue até sábado, 13.

A ação integrada conta com equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI), que atuam vistoriando as residências, eliminando possíveis focos do mosquito e também orientando os moradores. Além de promoverem ações de limpeza urbana, como roçada, capina e retirada de entulho.

A secretária de Infraestrutura de Volta Redonda, Poliana Moreira, comentou que a SMI vai providenciar três retroescavadeiras, dez caçambas e seis caminhões para que os moradores depositem materiais inutilizados e que acabam se tornando criadouro do Aedes aegypti.

“As nossas equipes vão intensificar os serviços de manutenção nesta sexta no Dom Bosco. É importante que a população descarte corretamente os materiais. Por isso, iremos disponibilizar as caçambas e caminhões para evitar o acúmulo de entulho nas casas”, disse a secretária.

A vistoria nas casas será feita pelos agentes de endemias que também vão orientar os moradores para prevenção e eliminação dos possíveis focos do Aedes. Além da força-tarefa, a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, destacou que o fumacê UBV (ultrabaixo volume) iniciou nesta semana a programação nos bairros.

“Com o apoio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA) do Governo do Estado, o fumacê UBV começou a circular nos bairros para bloquear a transmissão do mosquito da dengue. O fumacê vai permanecer em Volta Redonda durante três semanas visitando outras localidades. Toda a programação será divulgada nas redes sociais da prefeitura (@prefeituravr)”, comentou a coordenadora.

A primeira ação da força-tarefa aconteceu no sábado (6) no bairro Sessenta, onde 370 casas receberam a visita dos agentes de endemia, resultando na identificação de 36 focos do mosquito Aedes aegypti.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

"Enem dos Concursos" reserva 20% das vagas para negros

qui jan 11 , 2024
O governo federal reservou 20% das 6,6 mil vagas do Concurso Nacional Unificado para candidatos negros. A totalidade das vagas está dividida entre nível superior (5.948) e nível médio (692), distribuídas para 21 órgãos federais. Os oito editais correspondentes a cada bloco temático do concurso foram publicados nessa quarta-feira (10) com informações sobre vagas, […]