Santa Casa de Barra Mansa capacita colaboradores em Libras

Medida busca ampliar a acessibilidade comunicacional e promover inclusão aos pacientes com deficiência auditiva.


A Santa Casa de Barra Mansa formou uma turma de colaboradores no curso básico de Libras, nesta quarta-feira, 31. Ao todo, oito profissionais, tanto de saúde e de cuidado ao paciente como colaboradores que trabalham com atendimento ao público, participaram do projeto de desenvolvimento profissional, inclusão social e atendimento humanizado do setor de Recursos Humanos da instituição.

O curso, de 40 horas, foi iniciado em setembro e ministrado pelo professor surdo João Paulo Delgado, formado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada).

“A metodologia do curso, com aulas teóricas e práticas, possibilita um aprendizado rápido e efetivo. Além disso, todas as aulas são ministradas por mim, professor surdo fluente na língua de sinais. Desta maneira, os alunos também têm acesso à cultura surda”, esclarece Delgado.

A formação habilitou três enfermeiros, uma assistente social, uma auxiliar administrativa do setor de Saúde Auditiva, a coordenadora de enfermagem dos prontos-socorros SUS e Convênios, a supervisora de Serviço Social e a ouvidora da Santa Casa para auxiliar no atendimento a pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Uma das formandas, Bianca Aparecida Neiva Silva, coordenadora de enfermagem dos prontos-socorros SUS e Convênios, falou sobre o aprendizado e a experiência com o curso. “Esta experiência acrescentou tanto em minha vivência profissional quanto pessoal, em um momento em que falamos tanto de inclusão social, ter a possibilidade de interagir e ajudá-los não tem preço”.

Sobre o atendimento oferecido na Santa Casa, Bianca falou sobre a diferença após a formação. “Hoje temos a possibilidade de compreender melhor o paciente com deficiência auditiva unilateral e fala, de maneira a proporcionar assistência humanizada, transmitindo segurança, confiança e credibilidade no cuidado prestado”.

Para Delgado, a iniciativa mostra que a Santa Casa de Barra Mansa se preocupa em cuidar de vidas, oferecendo comunicação e tratamento adequado, além do respeito e compromisso com a cidadania. “É um diferencial pensar na acessibilidade da comunidade surda e deficiente auditiva, visto que ao longo da história, vêm sofrendo com as barreiras da comunicação nos hospitais. A capacitação dos profissionais de diferentes áreas representa acolhimento e empatia”.

Ao final da cerimônia, os formandos cantaram uma música em Libras e ensinaram frases usadas no dia a dia do hospital para outros colaboradores. A Santa Casa se prepara agora para oferecer um curso de nível intermediário e continuar habilitando outros profissionais da instituição.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Santa Casa de Barra Mansa Fernanda Martins, a iniciativa faz parte do objetivo da instituição de investir no desenvolvimento de seus colaboradores. “Buscando a excelência, inclusão e humanização em nosso atendimento, optamos por treinamentos internos ou externos, conforme as particularidades de cada setor, de temas que impactam o dia a dia do paciente”.

O provedor da Santa Casa de Barra Mansa Getúlio José Pereira destacou que a instituição trabalha continuamente ações para humanizar ainda mais o atendimento hospitalar. “Nosso propósito é cuidar, e o acolhimento e a acessibilidade são premissas para um atendimento humanizado, como a Santa Casa prioriza.”  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Guarda Ambiental de Barra Mansa realiza ação preventiva em ferros-velhos contra a dengue

qui fev 1 , 2024
Operação serve para orientar proprietários sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito Na manhã desta quinta-feira (1º), agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa iniciaram uma operação de vistoria em ferros-velhos no município, com intuito de orientar acerca de cuidados para evitar acúmulo de água em vasilhames e […]