Subsecretaria estadual que cuida de questões ligadas à inclusão tem mudança de nome

Para fortalecer a inclusão no Rio de Janeiro, o Governo do Estado alterou o nome da Subsecretaria de Cuidados Especiais para Subsecretaria de Políticas Inclusivas. Publicada em decreto na última sexta-feira (16/02), a mudança segue determinação do governador Cláudio Castro e tem como objetivo dar mais abrangência aos serviços oferecidos pelo órgão – vinculado à Secretaria da Casa Civil -, que promove ações de cidadania, o respeito à diversidade e às diferenças físicas, culturais e sociais. Além disso, realiza políticas públicas, capacitação e busca construir um caminho de autonomia às instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

– A inclusão se refere à participação ou acesso de todas as pessoas em todos os espaços, independente das suas diferenças individuais, características ou origens. ‘Políticas inclusivas’ abrange a ideia de proporcionar igualdade de oportunidades e tratamento justo para todas e todos – reforça Bianca Pacheco, subsecretária de Políticas Inclusivas.

Atuando por meio da Superintendência de Ações para Pessoas com Deficiência e da Superintendência Terapêutica, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas implementa ações para garantir equidade, um princípio-chave para a promoção da igualdade de direitos e justiça social.


Órgão lançará novas cartilhas educativas

Durante o Carnaval, o órgão lançou a Cartilha ‘Folião da Inclusão’, que aborda a temática da pessoa com deficiência com dicas e práticas inclusivas, um conteúdo que pode ser utilizado no dia a dia. A Subsecretaria lançará ainda uma segunda edição do material para o cotidiano e também a Cartilha sobre o Autismo.

Encontro das Comunidades Terapêuticas

Além disso, no mês de março ocorrerá o 1° Encontro Estadual das Comunidades Terapêuticas e o lançamento do Manual de Boas Práticas, com orientações às Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio de Janeiro. Ainda no próximo mês, o Programa Itinerante de Capacitação (PIC) retornará com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil que se dedicam ao tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Operação apura denúncia de residência com foco de dengue em Barra Mansa

ter fev 20 , 2024
Moradora que acumulava grande quantidade de entulho foi notificada e tem até cinco dias para fazer a limpeza do terreno Uma equipe da Prefeitura de Barra Mansa, formada pelas secretarias de Ordem Pública, Meio Ambiente e Saúde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), montou uma força-tarefa, nesta […]