Rádio Cidade do Aço FM é líder isolada na região, aponta nova pesquisa

O jornal Ponto teve acesso, com exclusividade, a nova pesquisa realizada pelo grupo Mind Pesquisas, nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, que aponta detalhes da audiência de rádio na região. O destaque da pesquisa é a rádio Cidade do Aço FM (103,3) que alcança o primeiro lugar geral com 33,87% da audiência. Em segundo, aparece a rádio gospel 88 FM (88,7), com 24,92%, seguida pela rádio Sociedade FM (104,1), com 10,35% de audiência.  

A nova pesquisa Mind dá detalhes minuciosos de audiência em todas as horas do dia, separadamente. A audiência é medida por cidade, bairros, sexo, idade, classe social, escolaridade e religião, fato raro ocorrido na região Sul Fluminense já que, na maioria das vezes, as emissoras utilizam dados extraídos de pesquisas de outras naturezas, como as de cunho eleitoral ou de mercado, que costumam trazer dados soltos sobre preferências do público quanto ao veículo rádio, mas sem uma metodologia específica. A partir desses números, destacamos alguns dos pontos mais importantes que puderam ser observados na pesquisa. Além disso, as respostas foram coletadas de forma espontânea, ou seja, os entrevistados citaram suas preferências sem indução nas respostas, de forma única (sem possibilidade de mais de uma resposta por pergunta). 

‘Audiência qualificada, Barra Mansa e evangélicos’

A pesquisa aponta alguns dados curiosos. Quase 70% da população com poder aquisitivo elevado (Classe A) têm seus rádios ligados na Sociedade FM (104,1) ou na Cidade do Aço FM (103,3). Além disso, cerca de cinco de cada dez rádios ligados em Barra Mansa estão sintonizados na rádio Cidade do Aço FM (103,3).  

No meio evangélico, destaque para a rádio 88 FM (88,7), que responde pela maioria deste segmento de público.  

‘Audiência matinal‘ 

Tradicionalmente o mercado regional dá uma atenção especial aos números relacionados a audiência dos chamados talk-shows matinais, uma vez que esses programas, além de responderem historicamente por uma maior fatia de audiência das emissoras, apresentam-se como os meios mais importantes para o mercado publicitário quando se trata do veículo rádio. 

A pesquisa do Grupo Mind mostra uma polarização na audiência nos talk-shows regionais: o programa Bom Dia Cidade (Cidade do Aço FM) é o grande destaque, chegando a atingir média horária superior a impressionantes 37 mil ouvintes por minuto, enquanto na segunda colocação, com média horária de pouco mais 23 mil ouvintes por minuto, aparece o programa Fato Popular (88 FM).  

Em seguida aparecem ainda o Programa Dário de Paula (Rádio Sintonia do Vale) e Microfone na Rua (Rádio Vibe FM). 

A pesquisa destaca ainda o programa Fala Cidade (Cidade do Aço FM), que ocupa a primeira faixa do horário matinal e apresenta forte penetração nas camadas mais populares da audiência (classes C, D e E).

‘Reposicionamento’

Anteriormente conhecida como rádio de segmento jovem, a Sociedade FM (104,1), tem hoje por volta de 60% de seus ouvintes na faixa etária entre 35 e 60 anos (destaque para o público com ensino superior completo). Para o público que gosta de ouvir música, a rádio Sociedade FM (104,1) apresenta liderança absoluta durante as manhãs, destacando-se com programas como Primeira Hora e Aperta o Play.  

‘Outras curiosidades da pesquisa’ 

Segundo a pesquisa, a casa é o local onde mais se ouve rádio (54,9%), seguido por local de trabalho (14,3%) e em deslocamento (12,9%). A pesquisa aponta também que o aparelho de rádio convencional é ainda o mais utilizado pela maioria das pessoas que ouvem rádio (52,8%), contra 15,9% que ouvem por meio dos aparelhos de rádio de carro. Já 14,5% dos entrevistados afirmam ouvir rádio por meio do aplicativo do celular. 

A pesquisa foi realizada no final do ano passado, com 800 entrevistas feitas nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda. De acordo com o Grupo Mind, a margem de erro é de 3,5%. 

‘Outras pesquisas’

Na semana passada o Grupo Mind se manifestou junto ao mercado publicitário após a divulgação indevida de números referentes a uma suposta pesquisa de rádio que teria sido realizada pelo próprio Mind. 

Sem citar nomes, o comunicado alerta para outras pesquisas que estejam sendo divulgadas utilizando o nome do Grupo Mind e que não correspondem à realidade: ‘Cumpre destacar que quaisquer outras pesquisas de audiência supostamente atribuídas à nossa empresa não são pesquisas efetivamente de audiência, algumas resultado de edições estatísticas arbitrárias da qual não endossamos, não possuem a mesma validade e nem a metodologia própria de uma pesquisa de audiência’. Completa o comunicado assinado por Alexandre Lima, fundador e diretor presidente do Mind Pesquisas. 

LEIA ABAIXO O COMUNICADO COMPLETO DO GRUPO MIND 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Volta Redonda terá reforço de mais 75 policiais militares nas ruas

ter mar 5 , 2024
Profissionais serão incorporados à segunda etapa do Proeis, totalizando 215 agentes. Contingente passará por capacitação nos próximos dias A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está recrutando policiais militares para participar do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança Pública). Serão mais 75 […]