Operação da PF apura desvios na saúde de Volta Redonda durante a pandemia da Covid-19

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (dia 26) a Operação Vírus com o objetivo de apurar irregularidades cometidas na contratação de serviços de caráter emergencial, pela Prefeitura de Volta Redonda/RJ, durante a pandemia da Covid-19.

Na ação de hoje, cerca de 40 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios ligados aos envolvidos no suposto esquema criminoso, nos municípios de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Rio Claro/RJ, Pinheiral/RJ, Barra do Piraí/RJ e Paraíba do Sul/RJ. Os mandados judiciais em questão foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda.

As investigações foram iniciadas em 2020, a partir de uma denúncia anônima que relatou irregularidades no processo de dispensa de licitações relativo à contratação de serviços para instalação de equipamentos no hospital de campanha montado em Volta Redonda, para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

As apurações indicaram desvios de verbas públicas relativas a um contrato de R$ 1,6 milhões, além de revelar indícios acerca de outras irregularidades nas contratações em questão. Dentre as fraudes investigadas, é possível destacar o superfaturamento na contratação dos referidos serviços; irregularidades na apresentação de documentos; direcionamento do objeto a ser contratado; conluio entre empresas, agentes políticos e servidores do município; empresas de fachada, entre outras.

Com a deflagração de hoje, os policiais federais buscam desarticular o grupo criminoso investigado e encontrar novos elementos de prova indispensáveis ao completo esclarecimento dos fatos.

Além dos crimes licitatórios, os investigados poderão responder por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Polícia apreende mais de R$ 73 mil em drogas em imóvel abandonado em Barra Mansa

ter mar 26 , 2024
Uma ação da Polícia Militar ocorrida na segunda-feira (dia 25) resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e materiais do tráfico em imóvel abandonado em Barra Mansa. Os agentes receberam uma denúncia sobre um imóvel abandonado na Rua Eduardo Junqueira, no bairro Estamparia, que estaria sendo utilizado para atividades […]