Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Civil de Resende deflagrou uma operação contra o tráfico de drogas e crimes relacionados, com o cumprimento de sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Batizada de “Levante”, a ação teve o apoio de agentes da Polícia Civil do estado de São Paulo.
Durante a operação, dois homens de 46 anos foram capturados. Um dos detidos atua como guarda municipal na cidade de Quatis, o que chamou atenção dos investigadores. As ordens judiciais foram executadas em diferentes municípios, incluindo Resende e Itatiaia, no Sul Fluminense, além de São Paulo, Mauá e Diadema, no estado paulista.
Segundo a Polícia Civil, os alvos da operação estão ligados a uma organização criminosa com forte atuação tanto no tráfico de drogas quanto em crimes financeiros, como lavagem de dinheiro. As investigações também apuram conexões com homicídios ocorridos na região.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos oito aparelhos celulares, dois notebooks e diversos documentos que serão analisados para aprofundar as investigações.
As autoridades destacaram que a operação representa um importante passo no combate às atividades criminosas que envolvem diferentes estados e estruturas organizadas. O material recolhido será periciado, e novas diligências não estão descartadas. Com informações do Foco Regional.