Volta Redonda: requerimento de desconto no IPTU 2023 já pode ser feito pela internet

Benefício é voltado para aposentados e pensionistas. Quem tiver dificuldade, pode procurar auxílio em qualquer unidade dos Cras ou na Subprefeitura do Retiro

Aposentados e pensionistas de Volta Redonda já podem solicitar, exclusivamente pela internet, o desconto de até 50% no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023. O pedido de forma on-line é feito através do site: voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu. Até o momento, pouco mais de 360 pessoas solicitaram o benefício pelo endereço eletrônico.

A diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Gabriela Cerqueira, explicou que o atendimento online foi antecipado para julho para evitar aglomeração, reduzindo o fluxo de pessoas quando o período de atendimento presencial for aberto. A solicitação do desconto se encerrará no dia 30 de novembro.

“Neste momento o atendimento será feito somente pela internet e para ajudar quem tiver dificuldades de acesso, o pedido de desconto poderá ser feito em um dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) ou na Subprefeitura do Retiro, onde as equipes estão capacitadas para dar entrada na solicitação do contribuinte”, explicou Gabriela, lembrando que o atendimento presencial só acontecerá a partir de 1º de setembro, na sede do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda).

Para solicitar a isenção de até 50% de desconto, é preciso preencher alguns requisitos: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) que deseja solicitar o desconto; não possuir débitos em aberto com a prefeitura, inclusive o IPTU 2022 precisa estar quitado completamente no dia da solicitação do desconto.

A diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da SMF ressaltou ainda que o preenchimento do requerimento não garante a aprovação do desconto. Por isso, é importante que o contribuinte acompanhe a situação pelo link: voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu.
“Os requerimentos podem ser feitos pelo computador ou pelo celular. Quem tiver dificuldade, pode procurar auxílio em qualquer unidade dos Cras ou na Subprefeitura do Retiro”, informou Gabriela.

A Subprefeitura fica na Avenida Antônio de Almeida, nº 46, Retiro. Outras informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 156 – Central Única de Atendimento (CAU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Mãe e madrasta que espancaram menina até a morte vão a juri popular em Porto Real

qui jul 21 , 2022
A Justiça de Porto Real marcou para o dia 19 de outubro a sessão de júri popular de Gilmara Oliveira de Farias e de sua companheira Brena Luane Barbosa Nunes, acusadas de espancarem até a morte a menina Ketelen Vitoria Oliveira da Rocha, de seis anos, filha da Gilmara, de […]