Itatiaia disponibiliza caçambas para descarte de lixo verde e resíduos da construção civil

A Prefeitura de Itatiaia está empenhada em promover a conscientização ambiental e melhorar a qualidade de vida no município. Para isso, foram disponibilizadas caçambas estacionárias, em pontos estratégicos, com o objetivo de facilitar o descarte adequado de lixo verde e resíduos da construção civil. O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Altamir Barreto, destaca a importância do uso correto desses recipientes, para assegurar a preservação do meio ambiente e a eficiência do serviço prestado.

Segundo ele, vale observar que lixo verde são restos de podas de árvores, folhas, galhos, arbustos e outros resíduos provenientes de jardinagem e paisagismo. Ao utilizar as caçambas para esse tipo de descarte, é essencial seguir algumas diretrizes. A primeira delas é certificar-se de que o material descartado seja exclusivamente de origem vegetal, sem adição de produtos químicos, plásticos ou qualquer outro tipo de resíduo.

– O ideal é evitar colocar os resíduos em sacos plásticos. Acondicione-os soltos, facilitando o processo de reciclagem e compostagem. Verifique a caçamba mais próxima de sua localização e dirija-se até lá para realizar o descarte de forma correta – explica.

Em relação aos resíduos da construção civil, aqueles provenientes de obras e reformas, tais como entulhos, restos de materiais de construção, telhas, tijolos, entre outros, ao usar as caçambas para esse tipo de descarte, é recomendável observar que os resíduos sejam exclusivamente provenientes desta natureza.

“Não descartem materiais perigosos, como tintas, solventes, produtos químicos ou substâncias inflamáveis. Esses itens requerem tratamento especializado e podem causar danos ambientais significativos. Façam o descarte de maneira organizada, empilhando os materiais de forma a otimizar o espaço na caçamba e garantir a segurança durante o transporte”, adverte Altamir.

O Secretário de Obras lembra que é proibido o descarte de lixo doméstico. Segundo ele, esses resíduos são coletados regularmente pelos serviços de limpeza urbana.

– O correto é separar e colocar seus lixos domésticos nas lixeiras apropriadas. Ao adotarmos práticas conscientes de descarte de lixo verde e resíduos da construção civil, estamos contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável. Além disso, estamos promovendo a preservação dos recursos naturais, e a redução da poluição – frisa Altamir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Volta Redonda abre edital para contratação de oficineiros culturais

sáb maio 20 , 2023
Chamamento público prevê seleção e contratação de profissionais para ministrarem oficinas nas áreas culturais; inscrições estão abertas até 28 de junho A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abriu nesta semana chamamento público para seleção e contratação de artistas, fazedores de cultura e arte […]