Angra recebe 2024 com um carnaval no mar

Os barcos Virou Zueira, Olha a Onda e Urubuzada foram os grandes campeões da 45ª edição da Procissão Marítima de Angra dos Reis, ocorrida nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Ao todo, 19 embarcações, sendo 17 de grande porte e duas lanchas concorreram à premiação de mais de R$ 76 mil, divididos entre quatro categorias.

A Rádio Ponto está com nova programação. Acesse e ouça! 

O Virou Zueira, com seu carnaval no mar, foi o primeiro colocado na categoria Alegoria. Já em Animação (prêmio Márcio Fla-Angra), o destaque ficou com o Olha Onda, que teve como tema “Deuses Gregos”. O Urubuzada, da torcida do Flamengo, ganhou em originalidade. A Lancha vencedora foi a Coringa, que trouxe o personagem das telas diretamente para Angra dos Reis.

Como já acontece tradicionalmente, o primeiro dia do ano em Angra foi comemorado com um verdadeiro carnaval no mar, em uma explosão de cores e sons, embalados por muita alegria e alto astral.

– Quem nunca veio precisa passar o dia primeiro aqui porque ele é único, é maravilhoso. Sempre venho na Procissão Marítima e é uma honra, é um astral maravilhoso, você começa se renovando. Nenhuma cidade tem isso, enquanto em outros lugares as pessoas curtem a virada, em Angra curtimos a virada e o dia primeiro – destacou a bancária Jennifer de Souza Guedes.

A concentração dos barcos, como sempre, aconteceu na Praia das Flechas, na Ilha da Gipoia. É nesse momento que os jurados escolhem seus preferidos em cada quesito. Este ano, essa missão ficou a cargo da Rainha de Bateria da Mangueira, Evelyn Bastos da Silva e dos influencers Maurício Melo Rodrigues de Araújo e Jhonatan da Silva Fernandes (Jottinha).

Além do valor da premiação, a Prefeitura disponibilizou R$ 110 mil em caráter de apoio cultural para ser investido exclusivamente pelas chamadas “Galeras” no aluguel das embarcações.

– Procuramos incentivar a participação das galeras para manter viva a tradição que já dura mais de quatro décadas. A Procissão ajuda a atrair turistas e também a mantê-los mais um dia na cidade, fomentando a economia – ressaltou João Willy, secretário de Eventos.

A premiação será entregue no palco da Praia do Anil, antes do show do cantor Dilsinho, que vai embalar o público com seus pagodes românticos.

A Procissão Marítima é organizada pela Prefeitura de Angra, por meio das Secretaria de Eventos e a de Cultura e Patrimônio, e pela Associação dos Organizadores de Barcos da Procissão Marítima de Angra dos Reis (OBPMAR). Contou também com o importante apoio da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos ligados à segurança no mar.

RESULTADO PROCISSÃO MARÍTIMA 2024:


ALEGORIA

1º – Virou Zueira – Carnaval em Alto-Mar
2º – Explosão Boat – Disney
3º – Angra Play – Avatar

ANIMAÇÃO

1º – Olha a Onda – Deuses Gregos
2º – Night Boys Folia – Homenagem ao MC Marcinho
3º – Caldeirão Boat – Tributo aos Mamonas Assassinas

ORIGINALIDADE

1º- Urubuzada
2º- Extravasa Boat – Halloween no Mar
3º – Força Jovem Vasco

LANCHAS

1º – Coringa
2º – Turma do Agito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Agora é lei: Projeto autoriza governo municipal a fornecer barra de apoio em Volta Redonda

ter jan 2 , 2024
Para promover acessibilidade e qualidade de vida, foi promulgada, pela Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Edson Quinto que autoriza o governo municipal a fornecer barra de apoio para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A medida visa proporcionar maior segurança e autonomia para aqueles que […]