Três onças-pardas são registradas em parque estadual, em Valença

Três onças-pardas foram registradas por uma câmera de monitoramento ambiental instalada em uma propriedade no Monumento Estadual da Serra da Beleza, em Valença (RJ). O flagrante ocorreu em uma área próxima à Zona de Amortecimento do Monumento Natural, sob gestão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

As imagens foram captadas por equipamentos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Comuna da Serra, que atua em parceria com o Inea no monitoramento da fauna local. O registro, divulgado neste mês de novembro, reforça a presença de grandes felinos em regiões preservadas do Sul Fluminense.

A onça-parda, também conhecida como suçuarana ou leão-baio, é considerada o segundo maior felino das Américas — atrás apenas da onça-pintada — e tem papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas. A espécie é nativa da Mata Atlântica e apresenta grande capacidade de adaptação, podendo viver em ambientes variados, como florestas, cerrados e até regiões montanhosas.

O último registro do animal na região havia ocorrido em outubro, no Parque Natural de Volta Redonda, indicando que a população de onças-pardas pode estar se reestabelecendo em áreas protegidas do estado.

Segundo especialistas, o aumento desses flagrantes é um sinal positivo da eficácia das ações de preservação e do monitoramento ambiental conduzido pelo Inea e por reservas particulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *