Prefeito de Itatiaia é preso em flagrante após acusação de injúria racial

Nesta terça-feira (17), o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, após ser acusado de proferir ofensas raciais a uma funcionária de uma padaria localizada no bairro Jardim Jalisco, em Resende. O incidente ocorreu quando o prefeito tentou pegar um salgado diretamente da vitrine do estabelecimento e foi advertido pela funcionária, que explicou que os clientes não poderiam se servir por conta própria, de acordo com as regulamentações da Vigilância Sanitária.

Segundo informações da Polícia Civil, diante da advertência, Irineu Nogueira se exaltou e passou a proferir palavras ofensivas e racistas à funcionária. Uma colega de trabalho tentou intervir na situação, mas o prefeito a interrompeu, concentrando suas ofensas na primeira funcionária, chamando-a de “negrinha”.

A funcionária procurou imediatamente a delegacia de Resende para registrar um boletim de ocorrência. No boletim, foi anexado um vídeo das câmeras de segurança do estabelecimento, que capturaram o momento da confusão, embora a filmagem não conte com o áudio.

Diante das evidências apresentadas no relato e no vídeo, o delegado de Resende, Michel Floroschk, decidiu agir prontamente e efetuou a prisão do prefeito Irineu Nogueira. A acusação é de injúria racial, um crime previsto na legislação brasileira.

A prefeitura de Itatiaia se manifestou por meio de uma nota oficial, na qual Irineu Nogueira nega veementemente as acusações. De acordo com a declaração, o prefeito frequenta o estabelecimento há 30 anos e nunca havia tido problemas com os funcionários. Irineu alega que, na tarde em questão, ao tentar pegar um pão, foi advertido de forma grosseira pela funcionária, a qual ele afirma não ter ofendido. Ele ressalta que comunicou o gerente do estabelecimento sobre o comportamento da funcionária e destaca que não compactua com qualquer tipo de atitude racista, reafirmando sua disposição em colaborar com as autoridades.

O caso está em andamento, com as investigações em curso, e Irineu Nogueira está prestando depoimento às autoridades sobre as alegações de injúria racial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Guardas municipais de VR recebem a carteira de porte de arma, após curso na Polícia Federal

qui out 19 , 2023
Entrega aconteceu na Semop. Processo de aprendizado e preparação dos agentes contou com partes teóricas e práticas, processo seletivo e cumprimento de exigências Mais 10 guardas municipais de Volta Redonda (GMVR) receberam do secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a carteira de Porte Sinarm (Sistema Nacional […]