Barra Mansa ocupará presidência do Fórum Regional de Cultura do Médio Paraíba

Presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, foi eleito para representar o Fórum até 2025

O município de Barra Mansa sediou, nesta quarta-feira, dia 08, o Fórum Regional de Cultura do Médio Paraíba. O evento foi realizado no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Ano Bom. A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, participou da organização do encontro, que contou com a presença de secretários de Cultura e agentes culturais de várias cidades que compõem a região do Médio Paraíba; também houve a presença do articulador regional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), Cristiano Almeida (representando a secretária Danielle Barros), do assessor de Relações Internacionais da pasta, Adenilson Honorato e, de Edu Nascimento, representante do MinC (Ministério da Cultura).

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, foi eleito nesta quarta-feira, para ocupar a presidência da mesa diretora do Fórum Regional até 2025. Também foram escolhidos: Carlos Alberto de Andrade Groetaers (assessor legislativo de Valença) como vice-presidente, Augusto Hernandes (presidente do Conselho Municipal de Cultura) como primeiro secretário, e Margot Ramalhete (Volta Redonda) como segunda secretária. 

– Uma vez por ano, o Fórum se une para eleger os membros e, a cada dois anos, ocorre assembleia para escolha dos nomes que vão compor a mesa diretora. Assim, é definido quem será presidente, vice-presidente, entre outras funções. Este encontro a nível regional reúne sociedade civil e poder público, para dialogar e fazer uma interlocução entre as políticas municipais e as políticas estaduais. O objetivo é promover uma grande assembleia voltada para a elaboração de políticas públicas de Cultura”, informou.

Na Conferência Estadual de Cultura que vai ser realizada ainda neste ano, vão ser eleitos os delegados que representarão o Rio de Janeiro no evento nacional em Brasília.

Bravo enfatizou também que Barra Mansa foi uma das pioneiras a colocar a Lei Aldir Blanc em prática e isso serviu de modelo para outras regiões do estado do Rio, como Serrana, Baixada Litorânea e Costa Verde.

Presente no evento, Cristiano Almeida, articulador regional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, falou sobre como a união dos municípios fortalece o estado como um todo. “O trabalho que a nossa secretária Danielle Barros vem desenvolvendo na Pasta abre portas em qualquer lugar. Tivemos um exemplo disso na nossa Lei Paulo Gustavo, em que foi dado um suporte para os municípios, mostrando a força que tem o setor cultural não só no nosso estado, mas no Brasil todo”, frisou.

O conselheiro estadual do Médio Paraíba e segundo secretário do Fórum, Leon Chaves, também enalteceu o encontro. “A Cultura vai muito além de um show ou uma festa, ela é uma lei pétrea, assim como Saúde e Educação, e estamos aqui hoje para fortalecer isso. A Cultura define a identidade de um povo e, por isso, a importância de trazer à tona nesse encontro”, comunicou.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Augusto Hernandes, de Barra Mansa, ressaltou como é valioso promover encontros assim. “O Fórum evidencia a força da cultura no município de Barra Mansa e em todo o Médio Paraíba. Esta iniciativa mostra que quando todos os sistemas estão alinhados fica mais fácil atingir as políticas públicas da Cultura”, enfatizou.

Representantes

Além de Barra Mansa, também compareceram ao Fórum membros de outros sete municípios da Região:  Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Resende, Valença e Volta Redonda.

Barra Mansa

Bravo e Augusto Hernandes

Volta Redonda

Anderson Souza e Margo Ramalhete

Pinheiral

Silvio Nogueira

Rômulo Figueira

Piraí

Marcio Monteiro

Itatiaia

Thiago Goes e Oswaldo Castro

Valença

Carlos Alberto e Elaine

Barra do Piraí

Christian Vasconcelos

Porto Real

Chico Vibe

Foto: Felipe Vieira e Paulo Dimas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Barra do Piraí é destaque como um dos melhores índices de emprego da região

qua nov 8 , 2023
A partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi averiguado que Barra do Piraí alcançou um saldo positivo de 296 contratações, no mês de setembro. O resultado coloca o município entre os maiores crescimentos da região e comprova os esforços feitos pelo governo para alavancar a […]