Ferj se posiciona após polêmica no VAR do jogo entre Flamengo e Vasco

O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ), com o objetivo de esclarecer o lance reclamado pelo presidente do Vasco, em entrevista coletiva, arguindo a celeridade da decisão do VAR no gol de empate da equipe do Flamengo, ressalta o seguinte:

1 – O Vasco participou da reunião dos clubes, realizada antes do Campeonato Carioca, para estabelecer critérios e respectivas diretrizes de aplicabilidade e atuação do VAR, tendo voz e voto favorável a todas as decisões estabelecidas.

2 – O aumento da espessura da linha de impedimento para 12 centímetros foi aprovado por unanimidade, onde ficou claro e óbvio o objetivo final em beneficiar o gol e de acordo com o conceito de que na mesma linha não há impedimento.

3 – O Presidente do Vasco provavelmente ainda não foi informado de que houve 7 gols ajustados e validados nessa competição em função da nova linha com 12 cm.

4 – O protocolo da aplicabilidade do VAR determina que a decisão do árbitro não será alterada, salvo se a revisão pelo vídeo mostrar que a decisão foi claramente errada, fato que não houve no lance em comento, prevalecendo então, acertadamente, sob os ditames técnicos e diretrizes da IFAB, a decisão de campo.

5 – O Presidente do Vasco e o gerente de futebol Clauber Rocha foram recebidos pelo Observador VAR e pelo VAR na sala do Delegado da partida, onde lhes foi demonstrada a linha na avaliação do lance e ambos declararam estar convencidos do acerto da decisão.

6 – Como de praxe, em atenção e respeito ao filiado, os membros do Departamento de Arbitragem estarão à disposição de representantes do Vasco, preferencialmente com conhecimentos técnicos sobre arbitragem, na próxima segunda-feira, das 15h às 18h, para os necessários esclarecimentos às dúvidas e ponderações.

7 – Vale ainda informar que, além da análise técnica do DEAF-RJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro publica integralmente os relatórios sobre o desempenho da arbitragem elaborado por analistas independentes, de empresa especializada internacional e assim o fará tão logo o receba.

O vídeo apresentado pelo Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento da DEAF esclarece essa questão: https://www.instagram.com/reel/DG_ESSyxJ49/?igsh=Zmk1ZnZma3B6cnlo.

Agência FERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Diretor de Casa de Reabilitação em Piraí é preso em flagrante por fornecer alimento estragado a internos (vídeo)

seg mar 10 , 2025
Delegado Antonio Furtado esteve à frente da ocorrência que terminou com a prisão do responsável pela clínica Após receber denúncia de que uma casa de reabilitação para dependentes químicos, no bairro Varjão, em Piraí, mantinha os internos em condições inadequadas, o delegado da 94ª Delegacia de Polícia, Antonio Furtado, foi […]